O candidato do PSL à presidência da república Jair Bolsonaro deverá ser liberado para todas as atividades de campanha pela equipe médica na próxima semana. No dia 18 de outubro ele será submetido a novos exames. Por enquanto, permanece com restrição para atividades físicas e só deve sair de casa por curtos períodos de tempo.
O cirurgião Luiz Macedo – que operou o candidato em São Paulo no dia 12 de setembro – e o cardiologista Leandro Echenique confirmaram a informação, em nota enviada imprensa, depois de examinar o paciente na casa dele, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, nesta quarta, dia 10 de outubro. Ambos integram a equipe médica que cuidou de Bolsonaro no Hospital Israelita Albert Einstein (SP).
Segundo os médicos, o candidato perdeu 15 kg de massa muscular desde que sofreu o ataque com faca no dia 6 de setembro, na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Após o atentado, ele passou a fazer uma dieta altamente proteica para recuperar o peso.
Recomendações
Ainda conforme os médicos, Bolsonaro deve permanecer em casa, em repouso relativo, e não pode participar do debate com o adversário Fernando Haddad (PT), previsto para acontecer na Rede Bandeirantes na próxima sexta (12).
Os especialistas afirmam ainda que a cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia está prevista para ser realizada a partir do dia 12 de dezembro. A recuperação para esse tipo de procedimento é de aproximadamente duas semanas.
Em relação aos novos exames, ainda não foi definido se Bolsonaro se encaminhará até o hospital Albert Einstein, em São Paulo, ou se os médicos irão ao Rio para examiná-lo em casa.
(com Agência Brasil).