Estado de Minas ELEIÇÕES 2018

Vídeos com supostas fraudes nas urnas são falsos, diz TRE-MG

Tribunal esclarece esses boatos do 1º turno das eleições


postado em 08/10/2018 08:50 / atualizado em 08/10/2018 09:14

Segundo o TRE-MG, não passa de fake news o vídeo que mostra uma urna eletrônica preenchendo automaticamente os dados da eleição para presidente(foto: Instagram/Reprodução)
Segundo o TRE-MG, não passa de fake news o vídeo que mostra uma urna eletrônica preenchendo automaticamente os dados da eleição para presidente (foto: Instagram/Reprodução)

O Tribunal Regional de Minas Gerais (TRE-MG) informou que são falsos os vídeos e mensagens sobre as urnas eletrônicas que teriam dado votos para certos candidatos antes do eleitor pressionar a tecla confirma. As informações falsas foram veiculadas nas redes sociais, especialmente no Instagram e no Whatsapp no domingo, dia 7 de outubro. Algumas celebridades, como o cantor sertanejo Eduardo Costa, que é eleitor de Jair Bolsonaro (PSL), chegaram a compartilhar esse boato.

Um dos vídeos mais divulgados mostra uma eleitora digitando a tecla 1 e, automaticamente, o restante do número do candidato a presidente Fernando Haddad (PT) aoarece, sem que se complete o segundo algarismo.

Aqui está o vídeo que circulou nas redes sociais:


Sobre outras imagens, que mostram um eleitor apertando as últimas teclas referentes ao presidente e o voto não sendo processado, o TRE-MG esclarece que também se trata de uma mentira.

"Nós comprovamos tecnicamente aqui pela comissão de auditoria da urna eletrônica que é uma enganação da pessoa que tenta induzir o eleitor a pensar dessa forma", explica Joemilson Donizetti Lopes, juiz auxiliar da corregedoria do TRE-MG, em entrevista à Agência Brasil.

"O que estamos vendo na verdade é a difusão da desinformação, da mentira, da notícia falsa. E isso acaba causando uma sensação de histeria nas pessoas", comenta o juiz.

Lopes ressalta ainda que os modelos mais atuais da urna processam o voto mais rapidamente do que os modelos de 2008 e a mensagem de atualização e processamento do voto no final da votação é normal. "Todos os votos dados foram registrados", diz o juiz.

Abaixo, uma gravação disponibilizada pelo TRE-MG com a explicação para o primeiro vídeo:

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação