Revista Encontro

Futuro governo

Petrobras pode ser 'parcialmente' privatizada

Informação foi dada por Jair Bolsonaro

Encontro Digital
- Foto: Petrobras/Divulgação

Em conversa com a imprensa no Rio de Janeiro (RJ), nesta segunda, dia 19 de novembro, o presidente eleito Jair Bolsonaro diz que a Petrobras pode ser privatizada "em parte". Ao mesmo tempo, ele avalia que a estatal é uma empresa estratégica e que deve continuar existindo: "alguma coisa você pode privatizar. Não toda. É uma empresa estratégica".

Segundo Bolsonaro, não há decisão tomada. "Estamos conversando. Eu não sou uma pessoa inflexível. Mas nós temos que ter muita responsabilidade para levar adiante um plano como esse", completa o ex-capitão do Exército.

Pela manhã, em Brasília (DF), o vice-presidente eleito Hamilton Mourão chegou a dizer que o futuro governo pretende preservar o "núcleo duro" da estatal, mas a equipe estuda a possibilidade de negociar áreas como distribuição e refino.

Nomeação

Ainda nesta segunda (19), o economista Roberto Castello Branco foi confirmado para presidir a Petrobras. Em artigos recentes publicados na imprensa, ele defendeu a privatrização da empresa.

Indicado por Paulo Guedes, que assumirá o Ministério da Fazenda, Castello Branco aceitou o convite.
De acordo com Bolsonaro, Guedes tem carta branca no seu governo. "Tudo que é envolvido com economia, ele está escalando o time. Eu só, obviamente, estou cobrando proatividade. Enxugar a máquina e fazê-la funcionar para o bem estar da população", diz o presiente eleito, que acrescenta ainda que quer o valor do combustível mais barato. Porém, avalia que os preços também levam em conta decisão dos governos estaduais. "Em grande parte, depende dos governadores, que colocam o ICMS lá em cima", afirma.

(com Agência Brasil).