Estado de Minas BRASÍLIA

Governo passa a ter secretaria de 'desburocratização'

Novo órgão promete 'facilitar' a vida do brasileiro


postado em 22/01/2019 17:40 / atualizado em 22/01/2019 17:36

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)
Mais uma novidade do governo de Jair Bolsonaro: localizado no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), um novo órgão se propõe a implementar medidas que pretendem garantir mais agilidade aos serviços públicos para o cidadão, ou seja, reduzir a burocracia. É a secretaria especial de Modernização do Estado, sob comando de Márcia Amorim. Segundo ela, o objetivo do órgão, que integra a estrutura da secretaria-geral da presidência da república, é simplificar a vida das pessoas que necessitam de suporte do governo.

Em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Márcia Amorim afirma que o esforço da secretaria será dar mais agilidade e utilidade aos órgãos públicos para o cidadão. Ela ressalta que uma das principais determinações do presidente Bolsonaro é adotar medidas para desburocratizar uma série de ações no país.

"A nossa ideia é que o cidadão perceba por meio da simplificação e agilização de serviços mais simples de serem utilizados. A gente quer diminuir a jornada do cidadão em busca de soluções. A nossa ideia é trazer serviços mais simples, ágeis, acessíveis e que sejam úteis efetivamente", diz a nova secretária.

As ações estão em fase de planejamento e reúnem um esforço conjunto de vários ministérios empenhados em desburocratizar os serviços oferecidos pelo estado. "Vamos buscar ações nos próprios ministérios. Há ações de relevância nacional que impactam diretamente esse cidadão e que nós queremos tirar do papel. Em breve, muito breve, vocês vão receber informações sobre alguns desses projetos", comenta Márcia.

Uma das ações já articuladas é a criação de uma base digital envolvendo os ministérios da Justiça; da Economia; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e da secretaria-geral da presidência.

Essa ação pretende unificar documentos como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Título de Eleitor e Certificado de Reservista.

Estrutura

Ocupando um espaço no Palácio do Planalto, a secretaria é dividida em três frentes. A de pesquisa de desenvolvimento, que busca práticas eficientes de administração para o governo federal, e a de articulação e comunicação, que se encarrega de envolver os órgãos do governo na construção dessas políticas.

A terceira frente é a de gestão de resultados e projetos e visa monitorar as ações postas em prática.

(com Rádio Nacional e Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação