A vitória do republicano foi confirmada após sua conquista em Wisconsin, um estado chave para o resultado das eleições. Embora a contagem total de votos ainda não tenha sido finalizada, a AP considerou a margem de vitória de Trump irreversível. Líderes de várias partes do mundo o parabenizaram, incluindo Lula.
. "Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo", escreveu o presidente brasileiro em suas redes sociais.
. Trump garantiu os votos necessários para conquistar um novo mandato na Casa Branca, superando a marca de 270 delegados, um número que torna sua adversária, a democrata Kamala Harris, incapaz de alcançar.
. Antes mesmo de Kamala Harris reconhecer a derrota, Trump fez um discurso de vitória na Flórida, onde falou sobre temas como imigração ilegal, reiterou seu slogan "promessas feitas serão cumpridas" e pediu pela união dos americanos, como destaca o portal G1.
. A projeção de resultados realizada por analistas e jornalistas não tem caráter oficial, uma vez que nos Estados Unidos a apuração é responsabilidade dos estados e pode demorar semanas. No entanto, as projeções fornecem uma estimativa antecipada de quem será o vencedor, com base nos dados parciais de votos.
A vitória marca o retorno de Trump à presidência após a derrota para Joe Biden em 2020. Ele será o 47º presidente dos Estados Unidos e será empossado no cargo em 20 de janeiro de 2025. Durante os dois primeiros anos de seu novo mandato, Trump contará com maioria republicana, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.
.