Revista Encontro

POLÍTICA

Fuad Noman toma posse virtualmente como prefeito de Belo Horizonte

O político não compareceu à cerimônia de forma presencial por causa de recomendação médica; Juliano Lopes foi eleito presidente da Câmara Municipal

Da redação
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) - Foto: Rodrigo Clemente/PBH
Fuad Noman (PSD) foi empossado, de forma virtual, como prefeito de Belo Horizonte na tarde desta quarta-feira (1º). Reeleito no dia 27 de outubro de 2024 com 53,73% dos votos válidos, Noman obteve 670.574 votos, derrotando o adversário Bruno Engler (PL), que recebeu  577.537 votos (46,27%).
.

A posse de Fuad foi realizada on-line devido a uma recomendação médica. "O prefeito, em função do tratamento contra um câncer a que foi submetido recentemente, está com a imunidade baixa e deve evitar locais com grande concentração de pessoas por risco de contrair alguma infecção", informou o vice-prefeito eleito, Álvaro Damião, que, durante o evento, leu uma carta escrita por Fuad Noman. Confira um trecho abaixo:

"Muita gente tem me perguntado, desde a eleição, o porquê de eu estar aqui. Pessoas que me conhecem e até mesmo desconhecidos tem curiosidade das razões de um homem, de 77 anos, com a situação financeira resolvida, decidir entrar na politica e disputar uma eleição em vez de curtir os netos, ficar com a família no sítio ou viajar para conhecer os países que tem vontade de visitar. Nos últimos tempos, ainda tive que ser hospitalizado, para tratar das sequelas de um câncer o que aumentou a dúvida e a curiosidade de amigos e conhecidos. Essa resposta é muito simples: estou aqui por amor, por muito amor a esta cidade, por amor a sua gente!"

Além de Fuad Noman, 41 vereadores assumiram seus cargos na Câmara Municipal para a legislatura 2025-2028. PL e PT possuem as maiores bancadas.
.

Juliano Lopes é eleito presidente da Câmara Municipal de BH


O recém-eleito presidente da Câmara Municipal de BH, Juliano Lopes (Podemos) - Foto: Abraão Bruck/ CMBHO vereador Juliano Lopes (Podemos) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e exercerá o mandato até o fim de 2026. A eleição ocorreu, também, nesta quarta-feira (1º), com a chapa liderada por Lopes obtendo 23 votos contra 18 da chapa encabeçada por Bruno Miranda (PDT).
.

Juliano Lopes, que foi eleito vereador pela primeira vez em 2013, ocupou a vice-presidência da CMBH de 2022 a 2024.

A nova mesa diretora da Câmara Municipal será composta por:


  • Presidente: Juliano Lopes (Podemos)
  • Vice-presidente: Fernanda Pereira Altoé (Novo)
  • Segunda vice-presidente: Flávia Borja (PP)
  • Secretário-geral: Pablo Almeida (PL)
  • Primeiro secretário: Wagner Ferreira (PV)
  • Segundo secretário: Wanderley Porto (PRD)

Quem é Juliano Lopes


Nascido em 1972, Juliano Lopes Lobato é natural da Região do Barreiro e formado em Educação Física, com pós-graduação em Gestão Pública de Projetos Sociais. É presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF) e ex-árbitro da FMF e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Lopes já exerceu três mandatos como vereador: 2013-2016, 2017-2020 e 2021-2024. Agora, assume a liderança da Casa para o biênio 2025-2026.

Eleição da Mesa Diretora


A mesa diretora da CMBH é composta por seis vereadores e suas eleições ocorrem a cada dois anos. Ela é responsável por funções como aprovar o orçamento anual da Câmara, emitir pareceres sobre projetos e autorizar a ausência do prefeito da cidade, além de aplicar penalidades a vereadores quando necessário.

.