Revista Encontro

SAÚDE DO PREFEITO

Fuad Noman volta a ser entubado e passa por traqueostomia

Prefeito de Belo Horizonte está internado na UTI desde o dia 3 de janeiro, após apresentar insuficiência respiratória

Da redação
- Foto: Rodrigo Clemente/PBH
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi reentubado nesta quinta-feira (9) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, localizado na região centro-sul da capital. Segundo nota divulgada pela rede hospitalar, o procedimento foi necessário devido a uma instabilidade respiratória. O comunicado também informou que Fuad deve ser submetido a uma traqueostomia percutânea nesta sexta-feira (10) "para melhor cuidado respiratório".
.

De acordo com a Biblioteca Nacional da Medicina dos Estados Unidos (NLM - sigla em inglês), "a traqueostomia percutânea é um procedimento cirúrgico que cria uma abertura na parede anterior da traqueia, e é realizada em pacientes que devem necessitar de ventilação mecânica por um período de sete a 10 dias".
.

Internado desde a última sexta-feira (3) com insuficiência respiratória, Fuad já havia passado por um período de intubação. Na segunda-feira (6), ele foi extubado e passou a utilizar um cateter nasal externo para suporte de oxigênio, mas o agravamento do quadro exigiu nova intervenção.
.

Na quarta-feira (8), o boletim médico indicava que o estado de saúde do prefeito estava estável e apresentava evoluções. No entanto, a situação mudou nas últimas 24 horas.

Afastamento do cargo


Devido ao estado de saúde, Fuad está afastado da administração da capital mineira. No sábado (4), a Prefeitura de Belo Horizonte informou que o prefeito está em licença médica por 15 dias. Durante esse período, o vice-prefeito Álvaro Damião (União) assume interinamente o comando da cidade.
.

Histórico de internações


Esta é a quarta internação de Fuad Noman desde que ele venceu as eleições municipais em outubro de 2022.

No dia 23 de novembro, o prefeito foi internado no mesmo hospital após relatar fortes dores nas pernas. Durante a internação, foi diagnosticada neuropatia periférica secundária, uma condição associada a doenças como o câncer. Ele recebeu alta cinco dias depois.

Poucas semanas após esse episódio, em 7 de dezembro, Fuad voltou ao hospital com pneumonia e sinusite, permanecendo internado até o dia 15. No dia 19 do mesmo mês, o prefeito foi internado pela terceira vez, desta vez por diarreia e desidratação, e recebeu alta no dia 23 de dezembro.
.