Eleito vice-prefeito em outubro de 2024, Damião, de 54 anos, tem longa trajetória na política e na comunicação. Foi vereador por dois mandatos (2016 e 2020) e atuou como radialista por quase três décadas na Rádio Itatiaia, além de passagens por emissoras de TV, como a Record e a Alterosa (SBT). Ao assumir o cargo executivo, ele se licenciou das funções jornalísticas.
. "Foi ali que eu aprendi a entrar na casa das pessoas, na vida das pessoas, pelo rádio e televisão. A partir de agora eu me dedico, licenciado, ao povo de Belo Horizonte para cuidar da cidade conforme prometido.", afirmou, durante a solenidade de posse, em janeiro deste ano.
Desafios
Damião chega ao comando da prefeitura em um momento delicado. Durante a campanha, foi alvo de críticas de adversários, que o rotularam como "bolsonarista" devido a suas posições conservadoras no Legislativo. Em resposta, ele rebateu: "Nossa chapa é do diálogo. Não somos de esquerda, mas temos pautas progressistas".
. Analistas políticos avaliam que sua relação com a Câmara Municipal também será um teste. No início do mandato, sua interferência na eleição da Mesa Diretora foi considerada "desastrosa" pelo atual presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos).
. Projetos
Como vereador, Damião apresentou projetos que geraram debate, como a obrigatoriedade de câmeras em sucateiros para coibir furtos de cabos elétricos e a exigência de placas em lojas de produtos eróticos com o alerta: "Denuncie a presença de criança ou adolescente neste local."
. Também assinou iniciativas como o Dia Municipal de Combate ao Antissemitismo e ao Fascismo (2023) e apoiou o fim das saídas temporárias de presos.
Fidelidade a Fuad e promessa de diálogo
Na posse, em 1º de janeiro, Damião demonstrou lealdade a Fuad, que participou remotamente por problemas de saúde: "Estou aqui para ajudá-lo no que ele achar que deve fazer e da forma como achar que deve ser feito".
Agora no comando, promete conversar tanto com o governo de Romeu Zema (Novo) quanto com o do presidente Lula (PT), repetindo o discurso de Fuad sobre governabilidade.
Além da política, Damião é fundador do Instituto Bacana Demais, ONG que atua com esporte, educação e cultura para crianças e idosos.
.