Estado de Minas POLÍTICA

Saiba mais sobre Álvaro Damião, novo prefeito de Belo Horizonte

Ele assume o cargo após a morte de Fuad Noman. Radialista e ex-vereador defende diálogo e promete gestão técnica


postado em 27/03/2025 16:38 / atualizado em 27/03/2025 17:59

(foto: Rodrigo Clemente/PBH)
(foto: Rodrigo Clemente/PBH)
O jornalista e ex-vereador Álvaro Damião (União Brasil) assume a Prefeitura de Belo Horizonte após a morte do prefeito Fuad Noman (PSD), que morreu na última quarta-feira (26) após 82 dias internado. Pela Lei Orgânica da capital mineira, Damião já é considerado o novo gestor da cidade, e um ato solene será realizado na Câmara Municipal para oficializar sua posse.

Eleito vice-prefeito em outubro de 2024, Damião, de 54 anos, tem longa trajetória na política e na comunicação. Foi vereador por dois mandatos (2016 e 2020) e atuou como radialista por quase três décadas na Rádio Itatiaia, além de passagens por emissoras de TV, como a Record e a Alterosa (SBT). Ao assumir o cargo executivo, ele se licenciou das funções jornalísticas.

"Foi ali que eu aprendi a entrar na casa das pessoas, na vida das pessoas, pelo rádio e televisão. A partir de agora eu me dedico, licenciado, ao povo de Belo Horizonte para cuidar da cidade conforme prometido.", afirmou, durante a solenidade de posse, em janeiro deste ano.  

Desafios

Damião chega ao comando da prefeitura em um momento delicado. Durante a campanha, foi alvo de críticas de adversários, que o rotularam como "bolsonarista" devido a suas posições conservadoras no Legislativo. Em resposta, ele rebateu:  "Nossa chapa é do diálogo. Não somos de esquerda, mas temos pautas progressistas".

Analistas políticos avaliam que sua relação com a Câmara Municipal também será um teste. No início do mandato, sua interferência na eleição da Mesa Diretora foi considerada "desastrosa" pelo atual presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos).

Projetos

Como vereador, Damião apresentou projetos que geraram debate, como a obrigatoriedade de câmeras em sucateiros para coibir furtos de cabos elétricos e a exigência de placas em lojas de produtos eróticos com o alerta:  "Denuncie a presença de criança ou adolescente neste local."

Também assinou iniciativas como o Dia Municipal de Combate ao Antissemitismo e ao Fascismo (2023) e apoiou o fim das saídas temporárias de presos.

Fidelidade a Fuad e promessa de diálogo

Na posse, em 1º de janeiro, Damião demonstrou lealdade a Fuad, que participou remotamente por problemas de saúde: "Estou aqui para ajudá-lo no que ele achar que deve fazer e da forma como achar que deve ser feito".

Agora no comando, promete conversar tanto com o governo de Romeu Zema (Novo) quanto com o do presidente Lula (PT), repetindo o discurso de Fuad sobre governabilidade.

Além da política, Damião é fundador do Instituto Bacana Demais, ONG que atua com esporte, educação e cultura para crianças e idosos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação