
Assim como a arquieta, cerca de 2,5 mil pessoas passam diariamente pelo shopping. A maior parte dos clientes é de moradores da região, que vão em busca do mix variado de lojas e serviços. "Enquanto os filhos fazem esportes, os pais aproveitam para ir ao cartório, correio ou supermercado", afirma Carlos Gustavo de Batista Ramos, sócio-administrador do Serena, o primeiro shopping da região.

Da janela do seu escritório, no quarto andar do shopping, Carlos observa as mudanças pelas quais a região vem passando. O paisagismo da rotatória em frente ao Serena Mall, por exemplo, foi realizado pelos sócios do empreendimento. Antes de sua inauguração, em 2008, não havia prédios comerciais e residenciais nas redondezas e os moradores dos condomínios eram poucos. Aberta há 10 anos, a trincheira da alameda Oscar Niemeyer, conhecida como Seis Pistas, facilitou o acesso e deu fluidez ao sistema viário. Alguns serviços, como o posto de gasolina vizinho, chegou em função do mall. "Estamos trazendo comércio para o bairro, de forma direta ou indireta", diz Carlos.

O estudante de administração Guilherme Cruz faz musculação há um ano na Academia Fórmula, no shopping. Morador do condomínio Vila Alpina, localizado no Vale do Mutuca, ele gasta 15 minutos de carro ou de moto para chegar à ginástica, assim como a arquiteta Hosanna. Depois de suar a camisa, Guilherme normalmente aproveita para abastecer a despensa no supermercado ou na drogaria do empreendimento. "Vir aqui é muito prático", diz. "O estacionamento é fácil e o acesso para minha casa, rápido."
