
Com 48 anos de existência, a ZAK abriu sua loja no bairro em 2012. Hoje, é a flagship store, ou seja, a unidade onde a essência da marca está representada de uma maneira inovadora. "Temos exclusivamente aqui alguns serviços como café espresso e uísque para os clientes, além de provador VIP, com muito mais espaço", diz o CEO, Bruno Nunes. Para ele, o maior diferencial da loja de Lourdes para as outras 11 espalhadas pela cidade é exatamente atender quem procura exclusividade e conforto. "Muitos dos nossos clientes não gostam de frequentar shopping e sabem que aqui vão chegar, entregar o carro para o manobrista e ter um atendimento personalizado", afirma. São 3.800 clientes cadastrados, que acham nas araras itens que variam de 39 reais (par de meias) a 4 mil reais, um terno assinado pelo estilista Ricardo Almeida.

Há quase um ano, quem aportou ali foi a estilista mineira Patrícia Bonaldi. Queridinha das famosas como Gisele Bündchen, Ivete Sangalo e Marina Ruy Barbosa, ela escolheu o bairro para lançar no mercado a Nohda, grupo de moda que reúne sua marca homônima, a PatBo, a Apartamento 03 e a Lucas Magalhães. "Para quem ama moda, Lourdes é uma escolha quase emocional", conta Patrícia. A loja, com 350 m2 e com projeto do arquiteto Pedro Lázaro, oferece desde alfaiataria até vestidos de festa, com preços que variam de 700 a 13 mil reais. "O varejo vive uma retração, e acho que fomos corajosos, mas a crise não é motivo para não investir", diz a estilista, que adora a chance de ter uma loja com as portas abertas para a rua. "Hoje, as pessoas estão em busca de experiências, e a loja sendo em uma casa linda acaba proporcionando muito mais isso do que estando dentro de uma caixa fechada."

Bem perto dali está o DiamondMall. Inaugurado em 1996, o shopping ocupa o espaço onde um dia foi o centro de treinamento do Atlético. São 21.383 m2 de área locada, com 165 lojas espalhadas em três andares. "É um shopping que serve como porta de entrada para várias marcas em Minas, como aconteceu com a H Stern e Victor Hugo", explica a superintendente Lívia Paolucci. Há ainda algumas grifes que se mantêm exclusivas no centro comercial, entre elas Hugo Boss, Carla Amorim e Clinic. No mês passado, foi a vez de a rede americana KFC abrir sua primeira unidade no estado. No primeiro dia de operação, a loja precisou encerrar seu atendimento às 19h30, tamanho o número de consumidores ávidos em provar seu famoso frango frito.

A Manoel Bernardes é uma das que está lá desde o início. Segundo Andréa Bernardes, sócia da joalheria, a loja do Diamond é extremamente importante para a marca. "Apesar de não ser um local de fluxo intenso, o shopping conta com frequentadores assíduos e fiéis", explica. "Além disso, são pessoas sofisticadas e de alto nível, que se veem em nossos produtos." Com marcas poderosas como Breiteling, Cartier, Mont Blanc, Rolex e Tag Heuer, a joalheria atrai os amantes de relógios. "É um mix muito interessante, porque temos desde a senhora apaixonada por joias até a turma mais jovem, que frequenta a academia", diz Andréa, referindo-se à Cia Athletica, localizada no 3º piso do centro comercial. O ticket médio de venda da loja é de 2,5 mil reais. "Eu já era cliente da Manoel Bernardes antes mesmo de o shopping existir. Mas, desde que a loja abriu, só compro aqui", conta a designer de interiores Eliana Motta. Moradora da rua Santa Catarina, ela é uma das que resolve todas as pendências do dia a dia no Diamond. "Morar em Lourdes tem dessas vantagens, é só atravessar a rua e pronto", afirma Eliana.
Para quem ama compras, Lourdes é imperdível. Vale a experiência de cruzar suas ruas, namorar as vitrines, sem pressa nenhuma. Uma dica, entre uma caminhada e outra. Pare para tomar um sorvete na Alessa, na rua São Paulo. Peça o de queijo minas com doce de leite. Mais mineiro, impossível. Se der vontade de brindar o dia, o Rafaelo, preparado com espumante, sorbet de mexeriquinha e limoncello, é uma boa pedida.
