![Hallison Moreira (esq.) com o sócio Alexandre Poni: Hallison Moreira (esq.) com o sócio Alexandre Poni:](https://i.revistaencontro.com.br/1XH97pNWzTGpq8tQL8k05skxsA8=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220154459179604e.jpg)
Ao lado de Alexandre, está sempre seu sócio Hallison Moreira, de 50 anos. Dono de um sorriso aberto, ele exibe uma gentileza natural. Gosta de conversar, olha no olho enquanto fala, é piadista, bem-humorado e circula com intimidade entre os funcionários, em sua maioria contratados por ele próprio. "Não importa onde eu esteja, no lugar mais simples ou mais sofisticado, trato todos da mesma maneira", diz. Garante que nada lhe dá mais satisfação do que saber que sua empresa mudou o modo de o belo-horizontino comprar. "Tem gente que chega a dizer que não está indo ao Verdemar, e sim à Disney", diz. "Legal demais, né?"
![Alexandre Poni com a mãe, Edi Brugnara Poni: espírito empreendedor no sangue(foto: Verdemar/Divulgação) Alexandre Poni com a mãe, Edi Brugnara Poni: espírito empreendedor no sangue(foto: Verdemar/Divulgação)](https://i.revistaencontro.com.br/dhi139Ee4yAf_RHjKQ7TG1X5KWU=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220154600495338e.jpg)
"Queremos que nossos clientes tenham sempre a sensação de conhecer todo mundo, da moça do caixa ao funcionário que corta o peixe na seção de sushi", diz Alexandre. Para isso, a rede não economiza em pessoal. Dos 50 maiores supermercados do Brasil em faturamento, o Verdemar é o que tem o maior número de funcionários por metro quadrado, quase 28 (segundo a Associação Brasileira de Supermercados, Abras), contra uma média nacional de cerca de sete funcionários por metro quadrado.
O que se vê no Verdemar é praticamente uma compra assistida. Hallison é o responsável por todo esse time. Ele cuida de gente. Já Alexandre é o empreendedor que se dedica às lojas e seus produtos.
![Hallison Moreira e Alexandre Poni com as esposas, Carla Lima Moreira (à esq.) e Luciana Chiari Poni, respectivamente, na inauguração da loja do Castelo, em dezembro(foto: Ronaldo Dolabella/Encontro) Hallison Moreira e Alexandre Poni com as esposas, Carla Lima Moreira (à esq.) e Luciana Chiari Poni, respectivamente, na inauguração da loja do Castelo, em dezembro(foto: Ronaldo Dolabella/Encontro)](https://i.revistaencontro.com.br/4jCouZGFzG-HlWr8gwshgU3xLs4=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220154625682755u.jpg)
Outra fornecedora, Juliana Scucato, dona da marca Easyice, que abastece a rede com picolés, sorvetes e açaí da marca Verdemar, afirma que a empresa foi a primeira a perceber que o mercado de gastronomia estava se tornando cada vez mais sofisticado.
Ao constatar a mudança, Alexandre Poni não teve dúvida: mergulhou no mundo da alta gastronomia. "Aprendi a gostar disso de tal forma que, até nas minhas férias, faço viagens para comer", diz.
![As frutas e legumes têm de ter o mesmo tamanho, aspecto físico e padrão de qualidade(foto: Divulgação) As frutas e legumes têm de ter o mesmo tamanho, aspecto físico e padrão de qualidade(foto: Divulgação)](https://i.revistaencontro.com.br/8_Mw4QVdPN_YL8SwLIh_v6PRp74=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220154650963948a.jpg)
O resultado de tamanho cuidado está refletido nos números. Só no último ano, a despeito de qualquer crise, a rede supermercadista abriu cinco novas unidades na capital - Savassi, Pampulha, Serra, Pátio Savassi e Castelo. Segundo os proprietários há espaço para mais cinco lojas em BH.
Junto com o crescimento do Verdemar, a cidade também vem apurando o paladar. Nas gôndolas da rede encontram-se produtos oriundos de quase 30 países. Tem chás do Sri Lanka, molhos e biscoitos da Tailândia, sucos e frutos da Turquia e temperos da África do Sul. Além, claro, do óbvio: chocolates da Suíça e Bélgica, creme de amendoim dos EUA e queijos da França e Itália.
![Peixes: Organização impecável, para que o cliente não perca tempo escolhendo (foto: Divulgação) Peixes: Organização impecável, para que o cliente não perca tempo escolhendo (foto: Divulgação)](https://i.revistaencontro.com.br/ylplQkUACkQVTY04PYfH8N-dZfo=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220154811227807a.jpg)
Consequência: lojas sempre lotadas a qualquer hora do dia. Tem gente que encara estrada e sai do interior só para comprar no Verdemar, hoje, um exemplo para varejistas do Brasil inteiro. O superintendente comercial e de marketing da rede, Antonio Celso Azevedo, é o responsável (junto a sua equipe de 15 gerentes de compras) pelas negociações com os mais de 2 mil fornecedores. "Sou do varejo, brigo pelo cliente. Temos de oferecer o melhor e com preço justo.", diz Antonio Celso. "Não admito vender mais caro o mesmo produto que o concorrente".
![Vinhos da adega: selecionados e devidamente armazenados (foto: Divulgação) Vinhos da adega: selecionados e devidamente armazenados (foto: Divulgação)](https://i.revistaencontro.com.br/F1py7pbgun0fU8n7wF8HHsLmLeU=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220154849355619e.jpg)
Antes do sucesso, Alexandre e Hallison tiveram de "vender muito almoço para pagar o jantar". Para conseguirem ir à sua primeira feira de varejo, em Chicago, em 1996, tiveram de usar milhas acumuladas no cartão de crédito pessoal - eles compravam em seus próprios cartões produtos nas promoções de hipermercados e depois revendiam na antiga mercearia Verdermar. "Dois manés que nem falavam inglês direito", lembra, rindo, Hallison. Aproveitaram a viagem para dar uma passada em Nova York. Lá, conheceram de perto as grandes operações de varejo americanas. Ficaram impressionados, principalmente com charmosos empórios, como Balducci's e Dean & DeLuca. A dupla chegou ao Brasil disposta a criar um supermercado diferente, que reunisse mix de produtos vindos de todos os cantos do planeta. Também queriam inovar no layout. A loja foi tomada por móveis de madeira de demolição, produzidos em Tiradentes. "Tinha gente que dizia que a loja ficaria linda depois que conseguíssemos pintar as prateleiras", ri Hallison. As novidades foram tamanhas que surpreenderam até a clientela mais fiel. Alexandre se lembra de quando fez uma promoção de salmão. Os clientes achavam o peixe lindo, mas não sabiam como prepará-lo. "Tinha de vender e ensiná-los a receita", diz. Nascia aí o DNA da inovação e daquele que viria a se tornar o "jeito Verdemar de atender o cliente".
![O superintendente industrial Edward Soares: O superintendente industrial Edward Soares:](https://i.revistaencontro.com.br/4aSLg4Y7Qf0evCicWby5cvIYRQ4=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220155029503686i.jpg)
"Alexandre sempre foi um menino curioso", diz José Di Spirito. "Tem gente que nasce empreendedor. Ele é um deles". Seu Zé o aconselhou a ter sua própria padaria. Alexandre seguiu o palpite. Em 1992, vendeu uma Parati e investiu o dinheiro na compra da padaria Cataguases, no Santo Antônio. Mais adiante, um corretor perguntou se ele não gostaria de comprar o Verdemar (antiga mercearia Cobal, no São Pedro, que acabara de mudar de nome). Alexandre encheu os olhos. Faltava-lhe, contudo, o dindim.
![Antonio Celso Azevedo (à frente, de óculos), superintendente comercial e de marketing da rede, com a equipe: negociações diárias com mais de 2 mil fornecedores(foto: Violeta Andrada/Encontro) Antonio Celso Azevedo (à frente, de óculos), superintendente comercial e de marketing da rede, com a equipe: negociações diárias com mais de 2 mil fornecedores(foto: Violeta Andrada/Encontro)](https://i.revistaencontro.com.br/Vunrl45sWxQPwBgc56M8DaecU7w=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220155051380706e.jpg)
Com investimento inicial de 7,5 mil dólares, os três rapazes de 20 e poucos anos começavam ali uma trajetória que iria mudar definitivamente o jeito de consumir do belo-horizontino. "Sempre fomos caçadores de oportunidades", diz Hallison. "Mas, neste caso, foi a oportunidade que nos caçou."
Em março de 1993, a empresa tinha apenas três funcionários e a loja, um grande atrativo: a padaria, que, como previu seu Zé, logo se tornaria a vedete da casa. O primeiro forno veio, inclusive, da Big Pão. "Ensinei a eles que o grande segredo era ter sempre os produtos quentinhos no balcão", diz José, que ficou à frente da Big Pão por 45 anos (em 2010, a loja foi vendida para a rede Boníssima).
![O gerente João Batista de Castro é o funcionário mais antigo: O gerente João Batista de Castro é o funcionário mais antigo:](https://i.revistaencontro.com.br/trqRUhTzdozWe8S0-W6WnOhOiJM=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220155144244752o.jpg)
Uma das estrelas da padaria é, claro, o pão de queijo, premiadíssimo na cidade. "O segredo é que usamos na massa muito queijo e só ingredientes de primeira qualidade", diz Tatá. O supermercado vende, diariamente, quase 5 toneladas do quitute mais famoso de Minas. Para fabricar croissants, brioches e pães rústicos, a empresa importa por mês um contêiner de farinha de trigo especial francesa. "O nosso maior desafio é entregar ao cliente a mesma qualidade e frescor nos 13 endereços", diz Edward.
Os números, mais uma vez, são a testemunha do sucesso. O Verdemar é o segundo supermercado em faturamento por metro quadrado do Brasil, atrás apenas do Zona Sul, do Rio de Janeiro, segundo a Abras. Para manter tudo funcionando como um relógio, Alexandre e Hallison não param. São daqueles que abrem e fecham a loja, sem hora para sair. "O Alexandre trabalha 24 horas", diz Hallison. "Eu sou mais dorminhoco, trabalho só 15."
![Juliana Scucato, da Easyice, fornecedora do Verdemar desde 2009: Juliana Scucato, da Easyice, fornecedora do Verdemar desde 2009:](https://i.revistaencontro.com.br/5PDIZmMEKQxaQ-AuhvpsH6FuHlE=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220155204159453i.jpg)
Funcionário mais antigo do Verdemar, João Batista de Castro, de 51 anos, acredita que a empresa é uma mistura das personalidades dos donos. "Quando o Alexandre cisma de fazer uma coisa, não há quem o pare", diz. "Já o Hallison é mais pé no chão, o cara que realiza, que transforma o sonho em realidade", completa ele, que atualmente é gerente da loja do DiamondMall. João entrou para o time na primeira semana da gestão Moreira-Poni. "Estava passando na porta e vi o Alexandre pendurado numa escada, fixando umas faixas. Perguntei se estavam precisando de gente para trabalhar", lembra João. Dali, foi conversar com Hallison. "Assim que ele me viu, disse: 'É você que veio nos ajudar?' E a partir de então nós nos ajudamos mutuamente há mais de 20 anos", diz. João se emociona ao falar dos patrões. Afirma que, se tivesse de começar tudo de novo ao lado da dupla, não pensaria duas vezes. "Eles mudaram a história da minha vida e de muita gente nesta cidade."
Um telefone, um Opala e um monte de sonhos
A história dos 7,5 mil dólares usados para a compra do supermercado
![(foto: Arquivo pessoal) (foto: Arquivo pessoal)](https://i.revistaencontro.com.br/e3-aNaobNbtDUF7KWOFBtnrV_Pk=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220155513578083o.jpg)
de casa, que na época valia uma boa quantia. O problema é que o irmão era músico e precisava manter o número por causa dos shows. Propôs então vender e alugar a própria linha. "Consegui comprar o telefone de novo dois anos depois", diz Hallison, que também pediu 1.000 dólares emprestado para outra irmã.
Os números de um gigante
Fornecedores: 2.000
Área de venda: 20.945 metros quadrados
Produtos cadastrados: 23.000
Funcionários: 3.500
Faturamento em 2017: 865 milhões de reais*
Importação: um contêiner de produtos a cada dois dias
Pão de queijo: quase 5 toneladas comercializadas por dia
Pão de sal: 800 mil unidades vendidas por mês
Vinhos: importados de 26 países
*Estimado
Eles não param de crescer
Com cinco lojas abertas em 2017, o Verdemar pretende inaugurar neste ano pelo menos mais duas unidades: Luxemburgo e Cidade Nova. Conheça algumas curiosidades sobre os principais endereços da rede
São Pedro
![(foto: Divulgação) (foto: Divulgação)](https://i.revistaencontro.com.br/zKNcQM-VdTkWrwqjJwk8AFgpxx4=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220155233186572e.jpg)
Sion
![(foto: Divulgação) (foto: Divulgação)](https://i.revistaencontro.com.br/gBx5SNonGCTOttPCxAvRhAtow3g=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220155300491494a.jpg)
DiamondMall
![(foto: Divulgação) (foto: Divulgação)](https://i.revistaencontro.com.br/C79_TB-NbAM1qzXiRqaImv4VQ4M=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220155314224727u.jpg)
Buritis
![(foto: Divulgação) (foto: Divulgação)](https://i.revistaencontro.com.br/DTzgjpUD47OxfhSgnnGHzs6qKpk=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220155332652173i.jpg)
Jardim Canadá
![(foto: Divulgação) (foto: Divulgação)](https://i.revistaencontro.com.br/qwALRBrBfJnJWsdzO9ZXbmk8shc=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220155354148415o.jpg)
Pampulha
![(foto: Divulgação) (foto: Divulgação)](https://i.revistaencontro.com.br/Iq5bQqAKJZtAazpXX9zRurJbe00=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220155415250130e.jpg)
Pátio Savassi
![(foto: Divulgação) (foto: Divulgação)](https://i.revistaencontro.com.br/gX_IrRhKJ7fsZbZ-Q79cmjfx1Ko=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220155435531792e.jpg)
Castelo
![(foto: Divulgação) (foto: Divulgação)](https://i.revistaencontro.com.br/inKwFtuCiKP8QTPM934QsZDFWoc=/332x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2018/02/20/161655/20180220155453604835o.jpg)