
O hospital que começou com 100 leitos em uma chácara de 11 mil metros quadrados se transformou em uma referência não só em Belo Horizonte, mas em todo o país em diversas áreas médicas e em cirurgias de alta complexidade, como as cardiovasculares, neurocirúrgicas e de ortopedia. O crescimento ocorreu aos poucos. Hoje, são mais de 40 especialidades médicas em um grande complexo com certificações internacionais que aferem a qualidade. Índices como o de infecção hospitalar abaixo do exigido pelas organizações internacionais do setor é uma outra referência do hospital. O desafio da transição foi grande, combinou uma dose de coragem com empreendedorismo e vocação missionária. "Quando chegou a Belo Horizonte, a convite do bispo metropolitano, no fim da década de 1940, madre Teresa ficou desanimada com o quadro que encontrou no antigo sanatório Marques Lisboa", diz Sandra Zanotto, superiora da comunidade religiosa do hospital. "Galinhas e outros animais conviviam no mesmo ambiente dos doentes." A sujeira era tanta que não se enxergava o piso. Depois de uma minuciosa avaliação, a religiosa chegou à conclusão de que não seria possível para a congregação assumir tamanha empreitada. Mas, olhando para o fim de um dos corredores pouco iluminados do antigo sanatório, ela viu uma luz brilhando, iluminando o Santíssimo, que representa a presença do Espírito Santo. "Então a madre disse: ‘Se Jesus está aqui, nós vamos ficar’. E assim a congregação decidiu arregaçar as mangas", recorda-se a irmã.

Moradora há mais de 30 anos do bairro Gutierrez, a psicóloga aposentada Helga Maria Guimarães não tem reclamações do vizinho. Além de ir ao hospital para consultas e urgências médicas, Helga frequenta a capela. Recentemente, teve sua primeira experiência de internação. "Meu marido fez uma cirurgia na coluna e precisamos passar o Natal aqui", conta. "Enfeitamos o quarto e recebemos a visita da vigília do Natal. Essa assistência humana é um pequeno detalhe que faz a diferença."

O Hospital em números
- Fundado em 1982
- 350 leitos
- 40 especialidades médicas
- 400 médicos
- 50 mil atendimentos/mês
- 1.100 cirurgias/mês1.600 colaboradores
Do Sanatório Morro das Pedras ao Madre Teresa
- Na década de 1940, a congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada chega ao bairro Gutierrez
- Em 1949, a congregação, liderada por madre Teresa de Jesus Eucarístico, assume o Sanatório Marques Lisboa, antigo sanatório Morro das Pedras, dedicado ao tratamento da tuberculose
- Em 1982, é inaugurado o Hospital Madre Teresa, na avenida Raja Gabáglia