Revista Encontro

Cidade | Solidariedade

Nova plataforma ajuda hospitais filantrópicos de Belo Horizonte

Compras feitas em estabelecimentos conveniados geram doações e pontos que podem ser trocados por ingressos e descontos em lazer e cultura

Geórgea Choucair
Edward Loures, Mara Christina e Roberto Otto, diretores do Solis, e Helder Yankous, superintendente da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (segundo da dir. para a esq.): programa de fidelidade tem como objetivo ampliar o atendimento e diminuir o endividamento dos hospitais - Foto: Violeta Andrada/Encontro
Alguns hospitais filantrópicos de Belo Horizonte criaram uma forma inovadora de pedir ajuda: por meio de um programa de fidelidade, os clientes de estabelecimentos conveniados contribuem com as instituições e ainda recebem pontos que podem ser trocados por benefícios na área de lazer e cultura. A plataforma, chamada de Solis, foi lançada em dezembro de 2018 pelos hospitais Evangélico e São Francisco para captar recursos. Além dos dois hospitais, outras entidades filantrópicas de BH, como creches e casas de repousos, serão beneficiadas. Só os hospitais Evangélico e São Francisco têm 500 leitos e atendem, em média, 100 mil pessoas por ano, com internações clínicas e cirúrgicas, atendimentos ambulatoriais e exames de diagnósticos, a maioria pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A plataforma firmou parcerias com lojistas de 79 segmentos. Ao entrar no site do projeto (www.solisatitudesolidaria.org.br), o consumidor solidário se depara com uma lista de estabelecimentos como óticas, farmácias, supermercados e restaurantes. Ao comprar nos lojistas credenciados, além de ver parte do dinheiro gasto revertido em ajuda aos hospitais, ganha solis (nome da pontuação do programa), que podem ser trocados por vouchers para serem usados em teatros e cinemas, por exemplo (entenda o funcionamento no quadro ao lado).  "A característica do programa é social, não queremos que tenha cunho comercial", afirma Edward Loures, que tem grande vivência em instituições filantrópicas e é idealizador e diretor do Solis. "O benefício é uma forma de agradecimento."

Nos últimos 10 anos, mais de 130 hospitais fecharam as portas em Minas Gerais, de acordo com dados da Central dos Hospitais, o sindicato da categoria. A iniciativa será administrada pela Associação dos Hospitais Filantrópicos de Belo Horizonte (AHFBH), também responsável pela destinação dos recursos captados.
"A carência de recursos financeiros nos hospitais está em todas as áreas", afirma Roberto Otto, presidente do Solis e diretor jurídico do Hospital São Francisco. "Vai desde a pintura de paredes à compra de equipamentos."

O principal objetivo do projeto é ampliar o atendimento em número de pacientes e diminuir o endividamento dos hospitais. Todas as informações financeiras, valores arrecadados e aplicação de recursos estarão disponíveis no site. Para incentivar as doações, os funcionários dos lojistas credenciados também vão ganhar pontuação Solis. A plataforma contou com 300 mil reais de investimento inicial, feito por 10 empresários. O nome Solis nasceu da abreviatura da palavra "solidário". O sonho dos idealizadores é que milhares de pessoas ajudem a salvar vidas, com melhoria nas estruturas dos hospitais filantrópicos da capital. E o sonho vai caminhando. No primeiro mês de funcionamento, mais de 6 mil pessoas já fizeram o cadastro na plataforma.

Entenda o Solis

O que é: uma espécie de programa de fidelização solidária. Quando o consumidor compra um produto em loja participante, ganha pontos. Uma parte do valor gasto no estabelecimento vai para a AHFB, que repassa os recursos às unidades de saúde cadastradas

Hospitais conveniados
: Hospital São Francisco e Evangélico

Como participar: basta fazer seu cadastro no site do projeto (www.solisatitudesolidaria.org.br), informando o CPF e número do celular

Parceiros: Ótica, petshop, restaurante, casa de vinho, centro de lazer, escritório de advocacia, salão de beleza, loja de móveis, entre outros (confira os nomes parceiros no site da plataforma)

Acúmulo de pontos: a cada 100 reais gastos, com qualquer meio de pagamento, o cliente ganha de 100 a 500 pontos

Trocas: depois que o consumidor alcança determinada pontuação, ele pode trocar por vouchers de ingressos ou descontos em atividades ligadas a lazer e cultura, como clubes, teatros, cinema, boliche e outros. Com 5.000 solis é possível ganhar um day-use de um clube no fim de semana. Com 6.000, um voucher para jogar boliche

Doação de troco: para aumentar o alcance do gesto, é possível doar o troco e receber mais Solis

Validade: os pontos não têm data de validade e podem ser usados quando o consumidor quiser.