Revista Encontro

ESPECIAL

Mineiros do Ano 2019 | Daniel e Lizete Ribeiro

Em 2019, Daniel assumiu o lugar do pai na presidência do grupo. Ao lado da irmã, Lizete, ele inaugurou ainda o primeiro parque aquático indoor da América Latina

Marina Dias
Daniel e Lizete não param de anunciar novidades: local do próximo empreendimento do grupo já foi decidido e a marca Tauá irá em breve aportar no Nordeste - Foto: Violeta Andrada/Encontro
O largo sorriso no rosto é característica dos irmãos Lizete Ribeiro e Daniel Ribeiro. São pessoas para cima, positivas, de riso fácil. Este ano, no entanto, estão especialmente sorridentes. Parecidos fisicamente, próximos em idade, com evidente sinergia, eles tiveram um 2019 de muitos desafios, mas também de muitas conquistas. As mudanças já começaram no primeiro dia do ano. Foi quando o pai deles, João Pinto Ribeiro, de 74 anos, saiu da presidência do Rede Tauá, cargo que ocupava desde a fundação da empresa, em 1986, para a presidência do conselho. Daniel assumiu a tarefa nada fácil de substituir o pai como presidente. "Nós temos uma gestão parecida, o perfil parecido, de cuidado com o cliente e escuta ativa dos colaboradores", diz o filho.
"Mas estou tentando intensificar isso com base de dados, informações, para ser ainda mais assertivo."

> Leia mais: Saiba quem foram os mineiros que se destacaram em 2019, eleitos pela revista Encontro

Perfil:

Daniel Chequer Ribeiro
  • Nasceu em Belo Horizonte (MG)

  • 43 anos, casado, 3 filhos

  • Presidente da Rede Tauá

Lizete Ribeiro
  • Nasceu em Belo Horizonte (MG)

  • 41 anos, casada, 3 filhos

  • Diretora comercial e de marketing da Rede Tauá
Com a transição na presidência, e porque têm negócios em diferentes localidades (são três resorts e um hotel corporativo, somando quase 1500 quartos), desde que assumiu Daniel viaja várias vezes por semana. Visita pelo menos uma vez por mês cada hotel da rede (Caeté e Araxá, em Minas Gerais, e Atibaia, em São Paulo), além da obra do próximo empreendimento, a ser inaugurado em abril de 2020, em Alexânia, perto de Brasília, que terá 424 quartos no total. Lizete, diretora comercial e de marketing da Rede Tauá, viaja cerca de três vezes ao mês. "Não tem outra forma. Administrar à distância não dá certo", explica Daniel.

Um dos louros colhidos este ano foi a inauguração de um projeto especial com o qual estiveram às voltas nos últimos dois anos e no qual investiram 28 milhões de reais: o parque aquático indoor no hotel de Atibaia. Primeiro do tipo na América Latina, o complexo - fabricado pela empresa turca Polin Waterparks, uma gigante do setor com mais de 3 mil projetos espalhados pelo mundo - possui 5 mil metros quadrados e a capacidade de atender 2 mil pessoas de uma só vez. O Tauá Aquapark Indoor, inaugurado em outubro, tem ambiente climatizado e 16 atrações, entre elas, um brinquedo com sete toboáguas e um balde giratório, um toboágua de 15 metros de altura e um rio lento que dá a volta por todo o parque.  "O investimento foi alto, mas não nos arrependemos, pelo contrário. Fizemos pouca divulgação e, mesmo assim, uma semana depois de aberto o parque, o hotel já tinha todos os finais de semana cheios até janeiro. Foi uma aceitação muito boa", diz Lizete. O plano é implantar o mesmo estilo de parque nos demais resorts, sendo que em 2021 já começam as obras em Caeté.

O local do próximo empreendimento a ser construído também foi decidido este ano: será no Nordeste (o ponto exato já está resolvido, mas ainda é segredo). Outro plano que já teve início é a ampliação do número de quartos do hotel de Atibaia, que até 2022 chegará a 700 suítes e ficará entre os três maiores hotéis do Brasil - hoje já é o maior espaço de eventos no país.

Lizete esteve à frente, ainda, de outra mudança realizada em 2019, a renovação da marca e identidade visual do grupo. "A nova marca tem a nossa cara, tudo a ver com o que a gente prega hoje: 'Tauá, A Vida com Mais Sorrisos'", diz Lizete, claro, com um largo sorriso no rosto.
.