> Leia mais: Saiba quem foram os mineiros que se destacaram em 2019, eleitos pela revista Encontro
Perfil:
Rommel Domingos, 45 anos, solteiro
Rommel Domingos, 45 anos, solteiro
- Engenheiro, formado em mecânica aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
- Fundador, copresidente do Colégio Bernoulli
Rodrigo Domingos, 47 anos, casado, 2 filhos
- Formado em engenharia mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
- Fundador, copresidente do Colégio Bernoulli
A nova escola, no bairro Santo Antônio, nasceu com o propósito de reunir conceitos inovadores em educação. Além do bilinguismo, traz soluções de ensino e aprendizagem modernas, em que a experiência real e a mão na massa são motores do conhecimento para crianças de 4 a 11 anos. "Quando observamos a felicidade dos nossos alunos em conviver, em descobrir, em crescer, vemos que estamos no caminho certo", diz Rodrigo. "O caminho para o conhecimento deve ser muito prazeroso." O sucesso foi absoluto. Em 2020, o número de estudantes na unidade já salta de 400 para 600 crianças.
Desde que foi fundado, em 2000, o Bernoulli pode ser reconhecido naquilo que é o grande mantra de seus fundadores: "Sonhar, desejar e conseguir". Rodrigo e Rommel se declaram apaixonados pela capacidade de aprender do ser humano. "O Bernoulli não é colégio para gênio, é um espaço de alto desenvolvimento humano, para quem é curioso e se sente interessado em descobrir como funciona o mundo", diz Rommel. Foi esse interesse que fez nascer a semente da escola. O primeiro passo desse grande projeto ganhou força no bairro PTB, em Betim, onde na adolescência os irmãos davam aulas particulares. Autodidatas, eles estudaram em escolas públicas, e muitas vezes à luz de velas. Não faz tanto tempo assim, mas na casa simples onde moravam não havia luz elétrica.
A quantidade de alunos cresceu e os irmãos alugaram uma sala no centro de Betim. Isso até que Rodrigo, o mais velho, foi aprovado, aos 16 anos, no concorrido vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP). Depois foi a vez de Rommel seguir a trilha. Lá eles encontraram o baiano Paulo Ribeiro, com uma trajetória muito parecida. Pronto. Em 2000, os três engenheiros abriam o primeiro cursinho pré-vestibular.
Além de manter-se na ponta do ranking do Enem, o colégio é líder no vestibular do ITA desde 2000. De lá para cá foram 160 estudantes aprovados. O sucesso em aprovações vem dando frutos. Em 2020, o número de alunos nas mais de 500 escolas que utilizam o método Bernoulli de ensino irá saltar de 110 mil para 150 mil. "A maioria dos seres humanos tem uma grande inteligência, mas o que vai definir a sua capacidade de aprender são seus interesses", diz Rommel. O desafio é fazer os estudantes repetirem o mesmo mantra dos fundadores: sonhar, desejar e conseguir.
.