Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Como os shoppings de BH planejam reabrir

Centros de compras pensam como será o retorno, apesar das indefinições. No país, 76% das unidades já foram reabertas - mas algumas já fecharam novamente


postado em 24/07/2020 00:07 / atualizado em 24/07/2020 00:07

Shopping Cidade, no centro da capital mineira: protocolo de segurança prevê aferição de temperatura de clientes e colaboradores(foto: Marcos Leão/Divulgação)
Shopping Cidade, no centro da capital mineira: protocolo de segurança prevê aferição de temperatura de clientes e colaboradores (foto: Marcos Leão/Divulgação)
A pandemia atingiu em cheio o comércio das grandes cidades. Os shoppings centers, mecas do consumo e do entretenimento, que o digam. Em Belo Horizonte permanecem fechados há mais de três meses. Dentro só podem funcionar estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados. O avanço da doença por aqui preocupa. Por isso, ainda não há sinalização por parte da administração municipal sobre quando voltarão a funcionar. Enquanto isso, só resta às lojas manterem a relação com os clientes por meio de ações online, além do famoso delivery. A reportagem de Encontro entrou em contato com alguns dos principais shoppings da capital mineira para saber como andam se adequando a esses tempos de pandemia e como planejam uma eventual reabertura. Alguns preferiram não se manifestar até que a prefeitura de BH publique um novo decreto permitindo o funcionamento. Mas o certo é que os estabelecimentos já estão se preparando para o "novo normal" indoor.

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O que não faltam são exemplos no país de como está sendo a retomada. De acordo com balanço da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), divulgado no dia 24 de junho, 436 estabelecimentos foram reabertos no país, o que corresponde a 76% do total. Apenas no estado de São Paulo, 155 unidades estão funcionando. Em Minas Gerais, há 19 abertos. Conforme a entidade, no entanto, há outros 63 shoppings que já fecharam novamente ou vão suspender o funcionamento por causa da determinação das autoridades municipais. A Multiplan, uma das principais redes do setor, tinha, no último dia 23 de junho, 11 dos 19 estabelecimentos do grupo de portas abertas. O primeiro a voltar a funcionar foi o ParkShopping Canoas, no Rio Grande do Sul. Lá, a capacidade do estacionamento foi reduzida em 50%, foram colocados dispensers de álcool em gel tanto na entrada de veículos quanto nas de pedestres e, equipamentos de ventilação ajudam a aumentar a circulação do ar, entre outras iniciativas. Os mesmos protocolos serão adotados por todos os shoppings da rede. Os diretores dos três centros comerciais da capital mineira (BH Shopping, Pátio Savassi e Diamond Mall) informaram que só irão se pronunciar quando houver previsão de retorno das lojas.

BH Shopping, um dos três centros da Multiplan na capital mineira: 11 dos 19 estabelecimentos do grupo no Brasil estão de portas abertas(foto: Rafael Campos/Divulgação)
BH Shopping, um dos três centros da Multiplan na capital mineira: 11 dos 19 estabelecimentos do grupo no Brasil estão de portas abertas (foto: Rafael Campos/Divulgação)
O Shopping Cidade, que funciona bem no centro de Belo Horizonte, também não sabe quando poderá levantar as portas novamente. Entretanto, já montou o seu protocolo de reabertura. O espaço, que antes da pandemia chegava a receber cerca de 80 mil pessoas por dia, está fechado desde o dia 20 de março. "Temos ajudado nosso cliente a manter contato com as lojas que estão realizando vendas pelo WhatsApp", afirma Anna Emília Gaetani, síndica do Cidade. Segundo ela, em breve, o shopping vai inaugurar uma nova plataforma de venda online. Para elaborar o plano com as medidas de segurança, um médico clínico e infectologista foi contratado. Além disso, foi fechada a assessoria de uma empresa de medicina e segurança do trabalho para dar conta de tantas peculiaridades. De acordo com Anna Emília Gaetani, o shopping vai adotar as seguintes medidas: uso obrigatório de máscara, medição de temperatura antes de entrar no local, distanciamento em escadas rolantes, elevadores e praças de alimentação, dispensers de álcool em gel, protocolo reforçado de limpeza e cartilhas com medidas a serem seguidas pelos lojistas, de acordo com o ramo de atuação. O shopping produziu ainda vídeos educativos de circulação interna sobre a importância das medidas de prevenção contra a Covid-19.

A Abrasce, entidade que representa os shoppings centers no país, também já montou um protocolo de segurança que está sendo aplicado nos centros de compras que voltaram a funcionar. O processo de reabertura está sendo feito em duas fases. A primeira etapa inclui medidas como redução do horário de funcionamento, praça de alimentação com distanciamento entre as mesas, aferição de temperatura de clientes e colaboradores antes de entrar, oferecimento de álcool em gel, além, é claro, do uso obrigatório de máscaras. Cinemas e atividades para crianças permanecem suspensas. Já na fase 2, a previsão é de que os centros de compras funcionem em horário normal. A entidade avisa que parte das ações da fase 1 devem continuar até que a vacina ou um tratamento definitivo contra a doença sejam descobertos.

As medidas de segurança elaboradas pelos shoppings poderão sofrer alterações, já que cabe às prefeituras legislar sobre o tema. Fica agora a torcida para que os números referentes ao contágio da doença entrem em queda e shoppings e demais setores da cidade possam retornar ao seu normal, ou quase.

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