
Em construção há um ano na região central de Salvador, o empreendimento baiano seguirá a cartilha da Rede Mater Dei de Saúde: um centro hospitalar geral para atendimento a diversas especialidades médicas, com um corpo clínico de alto nível e tecnologia de ponta. O projeto arquitetônico leva a assinatura do escritório do arquiteto paulista Siegbert Zanettini, o mesmo das duas unidades mais novas. Ao todo, serão 73 mil metros quadrados (63 mil do hospital e 10 mil do centro médico de apoio). "Serão 350 leitos. Com certeza, teremos um grande hospital e um dos maiores da cidade", afirma Henrique Salvador. Desse total de leitos, o Mater Dei Salvador terá 80 de tratamento intensivo (UTI).
A localização do Mater Dei Salvador é para lá de estratégica: no terreno de uma antiga fábrica da Coca-Cola, bem no encontro das avenidas Vasco da Gama e Garibaldi, no Engenho Velho Federação, e bem perto do Rio Vermelho - o bairro conhecido por sediar a antiga casa dos escritores baianos Zélia Gattai e Jorge Amado, hoje ponto turístico de Salvador. Trata-se de uma região em crescimento, com diversas obras em andamento e onde há outros centros hospitalares. O empreendimento, com apoio da prefeitura da capital, por meio do projeto Salvador 360, vai consumir um investimento de 500 milhões de reais e gerar 3.500 empregos diretos e indiretos.

Diretor da Sical - Sistema Inteligente de Concreto para Alvenarias e Lajes -, Éder Campos conta que os blocos autoclavados existem no Brasil há mais de 60 anos e são resultados de uma tecnologia desenvolvida depois da II Guerra Mundial, mas sua utilização tornou-se estratégica nos últimos anos, por causa das normas brasileiras de construção civil, "que ficaram mais rígidas em relação às seguranças térmicas e acústicas e à proteção ao fogo". Segundo ele, "os outros produtos não conseguem atender essas exigências". O diretor da fábrica, instalada na região do Barreiro de Cima e com produção média mensal entre 10 mil e 12 mil metros cúbicos de CCA, lembra que "na China, por exemplo, os blocos cerâmicos não são mais usados".

A rede também vai construir na capital baiana um centro médico integrado, a 90 metros do hospital, com quase 10 mil metros quadrados de área e 19 pavimentos, onde vão funcionar um centro de convenções, consultórios (62) e as áreas administrativas e de apoio do Mater Dei Salvador, com mais 90 vagas de estacionamento. Além disso, hospital e centro médico terão áreas verdes internas e no entorno.
Números do Mater Dei Salvador*
- Localização: avenida Vasco da Gama, região central da capital baiana
- Área construída: 63 mil m2, com 24 pavimentos
- Investimentos: R$ 500 milhões
- Empregos diretos e indiretos: 3.500
- Áreas de atendimento: medicina diagnóstica, pronto socorro adulto e infantil e oncologia
- Leitos: 350, sendo 40 de CTI adultos e 40 de UTI pediátricos
- Salas de cirurgia/obstetrícia: 21
- Heliponto: 1
- Vagas de estacionamento: 740
*Fonte: Rede Mater Dei
Vantagens do bloco autoclavado da Sical, utilizado na construção do Mater Dei na Bahia**

Ecologicamente correto, sendo 100% reaproveitado na obra
Mais resistente ao fogo e seguro em caso de incêndios
É mais leve, com menor peso que seus similares
Durabilidade: tem mais resistência aos efeitos do tempo
Proporciona o conforto acústico, com menos ruídos
Conforto térmico, já que retém menos calor do sol
**Fonte DVG/Sical
**Fonte DVG/Sical