
Foi a sensação que tivemos ao receber para avaliação um XC40 T5 plug-in Hybrid, versão R-Design. O SUV compacto da Volvo, que desde seu lançamento no Brasil é um dos mais desejados do mercado, agora é ofertado apenas na versão elétrica híbrida plug-in, seguindo a política internacional da marca sueca, a primeira a levar para o museu carros movidos exclusivamente com motores a combustão e ter toda sua linha de produtos com a tecnologia híbrida elétrica plug-in. Isso neste primeiro momento, enquanto se prepara para investir em carros 100% elétricos. A promessa é que em 2030 todos serão eletrificados.
Falar das qualidades de segurança, do acabamento primoroso, do conteúdo tecnológico, do moderno câmbio automático de sete velocidades de dupla embreagem, e das soluções de conectividade e controles eletrônicos que o XC 40 traz é ser repetitivo, é chover no molhado. Como os demais modelos da Volvo, o XC 40 é completíssimo. Tem tudo o que se pode pensar, desde sensor hands free para abrir o porta-malas até carregador de smartphone por indução. O preço, como não podia deixar de ser, é salgado. O modelo avaliado sai por R$ 279.950. Mesmo assim ele é sucesso em vendas, ocupando o 22º lugar entre os SUVs emplacados no Brasil neste ano, e o mais vendido entre os concorrentes premium, com 464 unidades licenciadas nos dois primeiros meses deste ano e 2.868 no ano passado, segundo dados da Fenabrave, a associação de revendedores.
Vamos nos ater, portanto, a comentar sua principal novidade: a motorização elétrica híbrida plug-in. O modelo traz o conjunto T5 Twin Engine FWD, com dois motores, um elétrico, com 82 Hp, e outro turbo, de três cilindros, a gasolina, 1.5L e 180 Hp. Combinados, produzem 262 Hp de potência e 425 Nm de torque.

Colocando na ponta do lápis, o resultado para quem roda 90 quilômetros por dia impulsionado pelo motor elétrico pode gerar a economia, em 20 dias, de cerca de 130 litros de gasolina, que nos dias atuais representa economizar algo em torno de três tanques de combustível nesse período, ou seja R$ 780 em redução de consumo de gasolina aos valores atuais, de R$ 6 por litro. Ou ainda uma economia de R$ 39 por dia ou R$ 14.235 por ano. Há que se considerar nesse cálculo o custo da energia elétrica para a carga das baterias, que por enquanto é infinitamente inferior.
No trajeto de 605 quilômetros que rodamos com o XC40 T5 plug-in Hybrid que a Volvo nos cedeu, percorrendo rodovias e trechos urbanos na região metropolitana de Belo Horizonte, a média de consumo de gasolina registrada no sistema de informações do carro foi de 14 km/l. A Volvo não divulga o consumo de combustível, mas há testemunhos de analistas que na configuração híbrida o XC40 pode chegou a 18 km/l. Vai depender de como cada um dirige e em que tipo de vias e topografias o carro é utilizado.
A recarga da bateria do motor elétrico pode feita na garagem de casa, usando o cabo oferecido pela Volvo como item de série do carro, conectando-o a uma tomada (com aterramento) de 220V e 16A, sendo necessário somente instalar a tomada redonda de três pinos específica para conectar o cabo. A recarga total com esse equipamento é obtida em cerca de 4 horas, segundo especialistas da Valborg/Volvo.
Outra opção são os eletropostos, que aos poucos vem sendo instalados pelas marcas que vendem carros elétricos em locais estratégicos como estacionamentos de shoppings, supermercados, condomínios e aeroportos, entre outros. No caso da Volvo, o equipamento, conhecido como Volvo Wallbox, pode ser adquirido pelos clientes ao preço sugerido de R$ 8.950, fora o serviço de instalação. A recarga utilizando o Wallbox, que tem as opções de recarga rápida, normal e lenta, leva duas horas e meia no modo normal, informou a Valborg/Volvo. Para encontrar o mais próximo basta entrar no aplicativo Waze e digitar Eletroposto, esclarece a Volvo. São 700 pontos de recarga instalados no país que, até o final deste ano deve atingir 1 mil, informa a Volvo.

Após a estreia da versão mais completa do XC40 com motorização elétrica híbrida plug-in a Volvo acrescentou as versões menos caras com essa modalidade: a Inscription T5 (R$ 274.950) e a Momentum (R$ 244.950).
Em 2020, a Volvo Car Brasil fechou o ano na segunda posição do segmento Premium, com 17,6% de participação no mercado. A marca é líder isolada entre os eletrificados plug-in, com mais de 3.200 unidades comercializadas no ano, o que representa 63% das vendas no País. Segue ocupando o primeiro lugar entre os SUVs Premium no país e o XC60 é o veículo híbrido brasileiro que menos desvaloriza em um ano dentre todos os modelos comercializados por aqui, segundo pesquisa da Auto Informe.