Quando a quarentena acabou, Ana buscou ajuda. Não era só o cheiro de café passado na hora que fazia falta. "Eu estava desesperada", diz. "Não cozinhava mais porque estava com medo, não sentia o cheiro de gás. Queimei uma torrada porque não sentia o cheiro de queimado." Ela foi se consultar então com a otorrinolaringologista Cristina Barbosa, que receitou alguns medicamentos e um treinamento do qual Ana nunca tinha ouvido falar. A terapia consiste em colocar substâncias com odores conhecidos - como café, canela, cravo, baunilha e pasta dental - dentro de potinhos e cheirar cada um por 10 segundos, com intervalos de 15 segundos entre eles, duas vezes ao dia. "O processo estimula os receptores do olfato através do treinamento diário e prolongado", explica Cristina, que, atualmente, atende cinco pacientes em reabilitação olfativa. "A resposta é extremamente variável por depender do grau do acometimento, idade e adesão ao tratamento. Quanto mais precoce for o início, de preferência a partir de 15 dias após diagnóstico, melhores serão os resultados."
"Para sentir cheiro, é preciso que o aroma entre pelo nariz e chegue até as células responsáveis por enviar o sinal ao cérebro. O problema é que o vírus ataca os receptores do nariz, podendo até causar a morte dessas células», diz Juliano. "Sem uso, o bulbo olfatório pode atrofiar, como qualquer outro músculo." O treino diário permite, segundo o médico, ativar essa musculatura. Quando as células afetadas pelo vírus se regenerarem, com a ajuda de medicamentos e com a recuperação do organismo, ela pode voltar a funcionar normalmente.
Após 4 meses de reabilitação olfativa, Ana Cecília comemora a evolução. "Tinha medo de não voltar a sentir cheiro nenhum mais. Então, fico feliz até quando sinto cheiro ruim", diz. Hoje, ela já está cozinhando tranquila. "E sei quando tem alguém passando café."
Como tratar a perda do olfato em casa?
O tratamento pode ser feito em casa, com ingredientes de fácil acesso, antes mesmo do fim do isolamento. Segundo os médicos, não há contraindicação, a não ser em casos de alergia a alguma das substâncias. Também é recomendado não colocar nenhum produto no interior do nariz, para não agredir a mucosa nasal.
Basta cheirar uma pequena porção de cada um dos produtos abaixo por 10 segundos, com intervalos de 15 segundos entre eles, duas vezes ao dia, por pelo menos 3 meses (pode se estender por mais tempo, se necessário):
- Café
- Cravo
- Mel
- Vinagre de vinho tinto
- Pasta de dente de menta
- Essência de baunilha
- Suco de tangerina concentrado