

A compra causou assombro não apenas nos ouvintes, mas também em alguns funcionários considerados símbolos da emissora. "A venda me surpreendeu muito", diz Alberto Rodrigues, narrador dos jogos do Cruzeiro e que está na Itatiaia desde 1963. "Mas fiquei ainda mais surpreso com a gestão que está sendo feita. Tenho percebido uma valorização muito grande de todos os profissionais, em todas as camadas." Com (bem) menos tempo de casa, Mário Henrique Caixa (que entrou na Itatiaia 30 anos depois de Alberto) também destaca a mudança no pensamento da emissora, com a chegada da nova direção. "Cada setor da Itatiaia, hoje, está contando com os profissionais mais capacitados", afirma. "Estou muito satisfeito com tudo o que está acontecendo e especialmente feliz por voltar a narrar os jogos da Seleção Brasileira e por estar escalado na equipe que vai cobrir a Copa do Mundo do Catar, no fim do ano."

Uma das primeiras boas consequências da aquisição dos direitos da Champions League, comentam Diogo Gonçalves e João Vítor Xavier, veio logo após o anúncio da novidade. "Foi impressionante a quantidade de ex-atletas que atuaram na Europa elogiando o projeto e se dispondo a participar das transmissões como comentaristas", lembra João. A segunda transmissão foi a do jogo Manchester United (ING) x Atlético de Madrid (ESP), que ocorreu no lendário estádio Old Trafford, no dia 15 de março, e teve participação especial, na Itatiaia, do ex-jogador Lincoln, que também fez sucesso no Atlético e se destacou jogando na Europa por Kaiserslautern e Schalke 04, da Alemanha, além de ter atuado no Galatasaray, da Turquia. Na ocasião da partida entre o clube inglês e o espanhol, a emissora inaugurou um estúdio especial para os jogos da Liga dos Campeões, onde há um grande painel com os logotipos da Itatiaia e do torneio europeu lado a lado. A transmissão da Champions League é mais uma prova do olhar da Itatiaia para o futuro. Diogo Gonçalves revela que a aquisição dos direitos é, entre outros motivos, uma das estratégias para atrair novos públicos, inclusive os jovens que hoje em dia são mais identificados com os grandes clubes europeus que com os times brasileiros: "Hoje é muito comum ver nas ruas crianças e adolescentes usando camisas do Barcelona, do Real Madrid, do PSG, da Juventus. Além dos ouvintes tradicionais da Itatiaia, queremos falar também com esse novo público", diz.

São várias as outras mostras da relação de credibilidade e popularidade da Itatiaia com os mineiros. Muitos jornalistas e ex-jornalistas da rádio foram eleitos para cargos públicos exatamente por empunhar os microfones da emissora. O ex-apresentador do Plantão da Cidade, Carlos Viana, atualmente é senador (MDB); Laudívio Carvalho, que por muitos anos apresentou o Itatiaia Patrulha, ocupa hoje uma das cadeiras de deputado federal (PODE); atual repórter esportivo da Itatiaia, Álvaro Damião exerce o cargo de vereador de Belo Horizonte (União); e o narrador Mário Henrique Caixa é deputado estadual (PV). O próprio João Vítor Xavier atualmente é deputado estadual (Cidadania) e se candidatou a prefeito de BH na última eleição, recebendo mais de 114 mil votos. "É muito natural que tenhamos membros da rádio que sejam ou se tornem políticos, afinal são ídolos, assim como acontece em todos os setores da sociedade, onde há esportistas, sacerdotes e artistas que são eleitos para cargos públicos. O que não fazemos é misturar as coisas. A Itatiaia respeita seus ouvintes, por isso não financia nem faz campanha política para ninguém", comentou Rubens Menin em entrevista ao âncora do Rádio Vivo, Eduardo Costa, no dia do aniversário de 70 anos da Itatiaia.
A digitalização da rádio, além de ajudar na audiência, também vem garantindo bons resultados entre os anunciantes. O diretor comercial Bruno Bianchini comenta que a digitalização permite que a Itatiaia ofereça às empresas muito mais opções de divulgação de suas marcas, o que tem sido bem recebido: "Hoje somos uma plataforma 360º que produz e distribui conteúdos de diversas formas, em áudio e vídeo, no rádio, no YouTube e com uma presença muito forte nas redes sociais. Ou seja, quem compra um anúncio na Itatiaia ganha muito mais opções de visibilidade", garante. "O perfil da nova gestão da emissora fez com que promovêssemos mudanças, também, na nossa equipe comercial, treinando os colaboradores para a nova realidade e contratando novos profissionais especializados no universo da comunicação digital."

As novidades não param por aí. A Itatiaia ganhará uma nova casa, maior e mais moderna. Ainda neste ano, a emissora deixará o tradicional prédio no bairro Bonfim, na região noroeste de BH, e se mudará para um edifício na avenida Barão Homem de Melo, no Estoril, na região oeste da capital, local que está sendo totalmente reformado e planejado, recebendo infraestrutura moderna para acompanhar a nova fase da Rádio de Minas. "O prédio atual é muito antigo e tem poucos recursos", diz Rubens Menin, sobre a antiga fábrica de brinquedos que acomoda os estúdios e as áreas administrativas desde a década de 1960. "Na nova sede estamos planejando uma estrutura que vai possibilitar uma maior integração entre todos os profissionais da Itatiaia."

A Itatiaia em números
- 140 mil ouvintes por minuto (média)
- 3,12 milhões de ouvintes no mês de janeiro - sendo 1,14 milhão (mais de 36%) nos meios digitais
- 400 mil ouvintes exclusivos
- 1,1 milhão de seguidores no Twitter e 570 mil no Instagram
- 1 milhão de pessoas diferentes atingidas em 24 horas
- 400 mil ouvintes por minuto foi o pico de audiência da Jornada Esportiva
- 385 mil inscritos no canal do YouTube
- 1,3 milhão de downloads do aplicativo (app de rádio mais baixado do país)