

Para Erika, a consolidação do Vila da Serra em polo de saúde posiciona a região e o estado como pioneiros na formação de um hub desse segmento no país e tende a atrair cada vez mais investimentos. "Para o Biocor, estar presente nesse cenário, vai ao encontro da história do hospital, que sempre buscou inovar", diz. "Estar próximo de outras empresas que vêm movimentando nosso segmento em Minas nos impulsiona a continuar investindo e afasta qualquer risco de acomodação." Ao anunciar a compra do Biocor por 750 milhões de reais, a Rede D'Or divulgou ainda um investimento de 500 milhões de reais na construção de um hospital de sua marca premium. O projeto da nova torre aguarda liberação de licenças necessárias para o início das obras. "A linha Star, presente no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, traz um conceito revolucionário de assistência, com uma medicina personalizada e minimamente invasiva", afirma Erika Vrandecic.

> Leia mais: Alto poder aquisitivo dos moradores atrai os mais modernos investimentos ao Vila da Serra
A ampliação dos serviços permitiu que o próprio HOlhos fosse além da oftalmologia. "Hoje, nós estamos nos preparando para integrarmos outros serviços, como neurocirurgia funcional, para complementar os serviços prestados pelos outros hospitais da região, como a Rede D'Or", diz Ricardo. Um dos grandes diferenciais do HOlhos é a sua estrutura de pesquisa e equipe de profissionais capacitados na área de Neurociências da Visão. Recentemente, o hospital, em parceria com uma instituição americana, iniciou um protocolo que possibilita demonstrar a presença de biomarcadores nos olhos e na visão, indicadores de doenças neurológicas e psiquiátricas. "A retina é a janela do corpo. O exame da retina nos permite ver vasos sanguíneos, nervos e até mesmo as hemácias do sangue. O que vemos na retina é o mesmo que veríamos no cérebro", explica Ricardo. "Combinando essa informação com vários exames, podemos, hoje, identificar precocemente um portador de doenças neurológicas e mentais antes de suas manifestações clínicas, permitindo, com isso, até mesmo a prevenção da doença." Além disso, a instituição possui um laboratório que conta com a participação de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (Lapan), da UFMG, que oferece orientação à pós-graduação, mestrado e doutorado em parceria com várias universidades.

Exigências de agências de qualidade como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e da Vigilância Sanitária, por exemplo, podem ser cumpridas mais facilmente se você está instalado em um complexo hospitalar e pode terceirizar parte de alguns serviços complementares. "Temos um processo de descarte específico do lixo hospitalar feito de modo especial. Estar em um polo facilita e unifica esse tratamento", afirma Ricardo, que enumera também vantagens aos pacientes. "Imagina que um paciente vai a um hospital e o médico pede para fazer um exame em outro lugar. Aí, por causa da proximidade, consegue fazer o exame e voltar ao hospital a tempo de realizar a cirurgia." Segundo ele, isso só é possível se você cria uma centralidade e conectividade de serviços. "Hoje o ônus maior de todo cidadão se chama tempo e mobilidade."
> Leia mais: Vila da Serra abriga diversos bares e restaurantes que são referência
> Leia mais: Vila da Serra abriga diversos bares e restaurantes que são referência

Atraída pelo crescimento da região, a Rede Mater Dei anunciou a inauguração de uma nova unidade no Vila da Serra em 2023, com cerca de 120 leitos, onde funcionava o campus 2 da Faculdade Milton Campos, na esquina da Alameda da Serra com a Rua da Paisagem. A ideia é integrar a unidade aos hospitais da rede na região Centro-Sul e de Betim-Contagem. No primeiro semestre de 2021, a Rede Mater Dei abriu seu capital na B3, a bolsa de valores brasileira, e levantou 1,2 bilhão de reais com a venda de 23% da empresa. "Observamos que havia uma excelente oportunidade de expansão em Nova Lima, já que parte do público que desejamos alcançar mora nessa área", afirma o médico mastologista e ginecologista Henrique Salvador, presidente da rede. "A região das Seis Pistas tem se constituído uma área hospitalar relevante na Grande BH e ter um hospital Mater Dei ali é um diferencial", diz. "Além de integrar serviços, vamos gerar maior interação com a comunidade, permitindo maior comodidade e acesso aos serviços com o padrão de qualidade que a rede sempre apresentou."