
E motivos para se desenvolver a habilidade e o gosto pela leitura não faltam. "A formação leitora possibilita vivências que não existiriam senão por meio da literatura", explica a pesquisadora Lívia Pimenta, mestre em educação, que dedicou sua dissertação de mestrado à escolha de livros literários pelos professores do 6º ano do Ensino Fundamental.
Fantasia, ficção, outros mundos, um leque de emoções, as mais variadas histórias de vida e diversas formas de usar e brincar com as palavras, tudo é parte do universo que os livros proporcionam. "A escola precisa seduzir para a literatura, mas também tem função de ensinar a ler o texto literário, que tem requinte, sutilezas, linguagem própria", afirma Lívia.
Em cada etapa de ensino, a leitura de livros literários tem seus propósitos, objetivos e maneiras de acontecer. Nos primeiros anos do Ensino Infantil, ela envolve o lúdico, a experiência, a brincadeira com as palavras e sons. No Ensino Fundamental, começam livros um pouco maiores, passa a ser importante aprender a gerenciar o tempo de leitura e outros aspectos que esse hábito envolve, de modo mais autônomo. Já nos últimos anos dessa etapa, e no Ensino Médio, o texto literário começa a ter mais relação com conteúdos curriculares.
Independentemente da série, os educadores têm o desafio de decidir as obras a serem trabalhadas. É preciso existir um equilíbrio entre atrair os alunos para o gosto literário, levando em conta livros que já conheçam e gostem, e apresentar títulos que apostem na capacidade da garotada de ir além e que mostrem outras possibilidades. "É importante ter o bom senso de indicar obras no contexto certo, no momento certo, senão, pode-se afastar o leitor consideravelmente", lembra Lívia.
Poesia, adaptações, livros clássicos e contemporâneos, confira o que a meninada de BH tem lido:
O Jacarezinho Mordedor, de Éllen Santa Rosa (Infantil 2 EI)

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Guará, de Ângelo Machado (2º período do EI)

O Que Eu Quero Pode Acontecer, de Pedro Bandeira (2º ano do EF)

Branca de Neve e as Sete Versões, de José Roberto Torero (2º ano do EF)

Pet, o Dragão e o Mistério das Pegadas Ecológicas, de Maya Reyes-Ricon e Luiz Eduardo Ricón (4º ano do EF)

A Invenção de Hugo Cabret, do autor Brian Selznick (5º ano do EF)

A Tela Que Nos Habita, de Leo Cunha (5º ano do EF)

Ilíada de Homero adaptada para jovens, de Frederico Lourenço (7º ano do EF)

Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna (9º ano do EF)

Campo Geral, de Guimarães Rosa (3º ano do EM)
