Estado de Minas MERCADO IMOBILIÁRIO

Savassi recebe dois lançamentos imobiliários de alto padrão

Os empreendimentos, um residencial e o outro comercial, mostram que a região está deixando para trás a imagem de quarteirões repletos de lojas


postado em 05/09/2022 22:15 / atualizado em 13/09/2022 22:57

O CEO da Caparaó, Alexandre Lodi, no apartamento decorado do Soul:
O CEO da Caparaó, Alexandre Lodi, no apartamento decorado do Soul: "Ao escolher a Savassi, nosso objetivo é que o belo-horizontino more bem, em uma unidade compacta, do tamanho das famílias atuais, com mais ar livre, comodidade e toda a infraestrutura disponível" (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Quem ainda tem na memória a esquina das ruas Pernambuco e Inconfidentes lembra que o local abrigava endereços conhecidos, como a Solar Presentes e a CVC Turismo. Muito em breve essas lembranças darão lugar à imagem de um edifício que pretende catalizar o movimento de renovação e modernidade da região da Savassi, além de ser um verdadeiro cartão-postal. Estamos falando, afinal, de um empreendimento que será o edifício residencial mais alto da cidade, com 117 metros de altura e 35 pavimentos. Para efeito de comparação, o Concórdia Corporate, também construído pela Caparaó, tem 170 metros de altura e é o mais alto de Minas Gerais. "A Caparaó traz no DNA a ousadia", diz o CEO Alexandre Lodi. "Mas desta vez acho que nos superamos."

Com assinatura do escritório do arquiteto Bernardo Farkasvölgyi, o Soul Savassi foi concebido em um terreno de quase 3 mil metros quadrados localizado na esquina mais charmosa do bairro. Um achado, considerando que grandes terrenos são cada vez mais raros na região Centro-Sul. O projeto arquitetônico contemporâneo e arrojado só se concretizou após três anos de espera para que a área total fosse formada. No lugar onde as obras terão início em breve, por muitos anos existiram um cartório, academia, agência de viagem e um pequeno prédio residencial composto por seis unidades. A compra se deu aos poucos, mas a espera valeu a pena. O local se transformará no primeiro empreendimento de alto luxo e lazer completo da região. "A Savassi sempre foi estratégica, referência para os turistas e onde ficam os escritórios das grandes organizações", diz Alexandre Lodi. "Ao escolher o bairro, nosso objetivo é que o belo-horizontino more bem, em um apartamento compacto, do tamanho das famílias atuais, e com mais ar livre, comodidade e toda a infraestrutura disponível."

Perspectiva artística da fachada do Soul, na esquina das ruas Pernambuco e Inconfidentes, que promete ressignificar a região da Savassi: assinatura do escritório do arquiteto Bernardo Farkasvölgyi(foto: Divulgação)
Perspectiva artística da fachada do Soul, na esquina das ruas Pernambuco e Inconfidentes,  que promete ressignificar a região da Savassi: assinatura do escritório do arquiteto Bernardo Farkasvölgyi (foto: Divulgação)
Ao todo serão 120 unidades, distribuídas em apenas uma torre, sendo quatro apartamentos por andar de 116 metros quadrados cada e quatro coberturas de 225 metros quadrados, com respectivamente duas e três vagas de garagem. O projeto surpreende pela distribuição otimizada da planta, que torna os ambientes mais espaçosos e confortáveis. Em cada apartamento o cliente conta com 3 suítes, lavabo, banheiro de serviço e elevador privativo. O edifício tem ainda um elevador de serviço. A tecnologia se faz presente em todo o projeto. Bem ao estilo resort, a área de lazer é um convite para férias em plena cidade, tanto para os pais quanto para as crianças, composta por piscina com prainha, espaço gourmet, quadra de beach tennis, playground, bicicletário, salão de festas e espaço fitness. Alinhado à sustentabilidade, o empreendimento terá ponto de recarga para carro elétrico, medição individual de água e gás, e sensores de presença e leds nas áreas comuns, entre outras medidas ecológicas. A portaria será 24 horas com hall de entrada e pilotis com pé-direito duplo e áreas comuns entregues mobiliadas e decoradas.

Com tanta sofisticação, o Soul promete ressignificar a região da Savassi, trazendo um novo conceito de moradia. "Vamos revitalizar o calçadão ao redor e construir travessia para pedestres, tudo para agregar valor e gerar uma nova experiência aos consumidores", afirma Alexandre. Voltadas para a rua Inconfidentes, sete lojas comerciais farão parte do complexo, mas sem se comunicar diretamente com o prédio. A ideia é disponibilizar mais comodidade aos clientes, tendo farmácia, mini mercado, entre outras lojas a postos.

Projeto da Caparaó surpreende pela distribuição otimizada da planta, que torna os ambientes mais espaçosos e confortáveis: cada apartamento conta com três suítes, lavabo, banheiro de serviço e elevador privativo(foto: Divulgação)
Projeto da Caparaó surpreende pela distribuição otimizada da planta, que torna os ambientes mais espaçosos e confortáveis: cada apartamento conta com três suítes, lavabo, banheiro de serviço e elevador privativo (foto: Divulgação)
Outro edifício que promete mudar - para melhor - a imagem da região é o Statement, da Concreto, que está em fase final de construção na esquina da avenida do Contorno com a rua Rio Grande do Norte. "Em inglês, Statement significa declaração, afirmação. É esse conceito que a Concreto está trazendo para Belo Horizonte. Uma declaração e uma afirmação de excelência", diz Tomaz Gomide, da área de Desenvolvimento de Negócios Corporativos. E destaca: "No ano em que a construtora completa 46 anos de história, reunimos todas as premissas importantes para que um edifício comercial fosse considerado perfeito".

Com pé-direito de 3,65 metros (quase 1 metro a mais do que é considerado padrão), o mais novo empreendimento comercial da Concreto conta com flexibilidade de layout nos pavimentos, lobby espaçoso, estacionamento e terraço. Serão 15 andares, dos quais 10 já estão locados. "Todos os andares podem ser totalmente configurados e personalizados pelos locatários, inclusive com a escolha de localização dos banheiros".

Fachada e lobby do mais novo empreendimento comercial da Concreto: dos 15 andares, 10 já estão locados(foto: Divulgação)
Fachada e lobby do mais novo empreendimento comercial da Concreto: dos 15 andares, 10 já estão locados (foto: Divulgação)
Lajes grandes com poucos pilares e sem vigas aparentes proporcionam vãos livres maiores, acessados através de seis elevadores grandes, com capacidade para 22 pessoas cada um e com inteligência aplicada. Visando trazer mais segurança ao prédio, um deles é exclusivo para fazer a baldeação das garagens para o lobby, dando maior comodidade aos  condôminos. No lobby, a presença de uma recepcionista bilíngue, ar condicionado e música ambiente, além de cafeteria, mostram o nível de sofisticação do empreendimento. Não haverá lojas embaixo do edifício. "Acreditamos que ter comércio logo na entrada acabaria desvalorizando as empresas que estão nos andares. Em vez disso, teremos um lobby espaçoso, que trará imponência e sofisticação para os condôminos", diz Tomaz.

O acesso à garagem também será facilitado, com ampla entrada para viabilizar as manobras e com quantidade de vagas superior à maioria dos edifícios comerciais da capital (122 vagas). As  garagens contarão com pontos de recarga para carros elétricos, boxes de armazenagem e bicicletário com vestiário. No subsolo, um coworking será montado com capacidade para abrigar 200 pessoas trabalhando ao mesmo tempo. Será a quarta unidade do Grow Workspace, que já existe no Sion, no Vila da Serra e no Centro. "A vantagem de um coworking desse tipo é que, em vez de gerar custos para o condomínio, vai trazer receitas, uma vez que será alugado para terceiros."

O Statement, na esquina da Contorno com a Rio Grande do Norte, conta com flexibilidade de layout nos pavimentos: todos os andares podem ser totalmente configurados e personalizados pelos locatários, inclusive com a escolha de localização dos banheiros(foto: Divulgação)
O Statement, na esquina da Contorno com a Rio Grande do Norte, conta com flexibilidade de layout nos pavimentos: todos os andares podem ser totalmente configurados e personalizados pelos locatários, inclusive com a escolha de localização dos banheiros (foto: Divulgação)
Outro diferencial do empreendimento é ter espaço fora do lobby exclusivo para a chegada de Uber e entregadores de comida e mercadorias, trazendo mais segurança para o prédio e mais conforto para os profissionais, que terão acesso à água e banheiro. Essa área é separada também da área de carga e descarga para volumes maiores, que terá capacidade para entrada e saída de caminhões. O prédio terá um gerador de 1500 kVA, potência que conseguirá suprir toda a carga de energia necessária em caso de queda de luz. Como não poderia deixar de ser, a energia padrão vem de fontes renováveis, ou seja,  energia limpa.

Em alguns anos, provavelmente, a nova geração de belo-horizontinos terá impresso na memória uma nova Savassi: com empreendimentos de altíssimo padrão, como o Soul e o Statement.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação