![Coral Puer Singers: foco na música antiga, Coral Puer Singers: foco na música antiga,](https://i.revistaencontro.com.br/3R7S-sw4alLthWsn0zYgezl70uI=/675x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2023/01/18/167909/pueri-cantores-vaticano-puer-singers-meninos-cantores-de-belo-horizonte-bh-santa-tereza-paroquia-igreja-revista-encontro-musica_1_99884.jpg)
A primeira apresentação internacional do Puers Singers foi na Itália, em dezembro do ano passado. Tudo começou quando, em outubro, o coral foi submetido a rigoroso teste, apresentando para a banca examinadora uma missa completa e repertórios de música brasileira e sacra. Aprovados, os Meninos Cantores de Belo Horizonte foram então filiados à Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil e, por meio dela, à Federação Internacional Pueri Cantores, com sede em Roma. A federação é a única ligada à Santa Sé, mantendo em mais de 40 países do mundo, 1 mil coros e 40 mil cantores, entre jovens e crianças, especializados nas celebrações litúrgicas. Com esse "passaporte", que o credencia em quesitos tão exigentes, o coral de Belo Horizonte embarcou no dia 8 de dezembro para a Itália.
![(foto: Divulgação) (foto: Divulgação)](https://i.revistaencontro.com.br/wDZeO9sauf2aJux14MLO8vF1QMo=/675x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2023/01/18/167909/pueri-cantores-vaticano-puer-singers-meninos-cantores-de-belo-horizonte-bh-santa-tereza-paroquia-igreja-revista-encontro-musica-foto_2_100479.jpg)
"Eu me sinto realizada", diz Gabriella Inácio, de 14 anos, também uma jovem cantora do Puer Singers. Dedicada, ela também sonha em seguir em frente cantando. Do medieval ao contemporâneo, o Coral Puer Singers sempre teve como foco especial a música antiga, "mas sem deixar de lado um repertório eclético que vai do período medieval ao contemporâneo, valorizando sempre as canções brasileiras e sul-americanas", explica o maestro Paulo Ricardo. Em 2010, a ideia era só levar música dentro dos limites da Arquidiocese de Belo Horizonte. "De lá para cá, conectado à alegria da música, cresceu em nós o pensamento de expandir, cultivar e levar para o mundo, de forma profissional, as raízes do canto coral", diz. Cerca de 60 crianças e adolescentes compõem o Coral Puer Singers em três níveis. Os jovens cantores são preparados pelo diretor e maestro Paulo Ricardo, tendo como regente auxiliar o maestro Paulo Antônio de Oliveira Lois Mendes e como preparadora vocal a professora Sara Tiemi Sagawa.
O Coral Puer Singers é apoiado pela Paróquia de Santa Tereza e Santa Terezinha, no bairro Santa Tereza, desde o início de sua criação, onde se apresenta durante as celebrações em datas definidas.
A "voz dos anjos"
Uma tradição europeia bem estabelecida de coros de meninos cantando durante a liturgia começou a reviver e tomar formas institucionais na primeira metade do século XX. No período entre guerras, os coros se apresentaram em vários países do mundo, propagando a ideia de paz. A II Guerra interrompeu a atividade, mas não destruiu a ideia em si. Em 1944, foi fundada a organização internacional de Pueri Cantores como “elemento de beleza musical na Igreja”. A estreia da Federação Internacional dos Pueri Cantores foi marcada por um primeiro e emocionante concerto dos 300 Pequenos Cantores, em Paris. Atualmente, a Federação dos Pueri Cantores, um movimento da Igreja, subordinado à Santa Sé, é composta por cerca de 1 mil coros – infantis, masculinos, femininos e juvenis mistos. Sua principal tarefa é o canto litúrgico e a divulgação dos valores cristãos que formam a base da vida e da conduta dos membros. A federação está presente ativamente em 43 países, em todos os continentes, incluindo ao todo cerca de 40 mil jovens e crianças.