Estado de Minas ESPECIAL

Mineiros do Ano 2022 - Diogo Gonçalves

Ao assumir a presidência da Itatiaia, Diogo Gonçalves cumpriu com excelência a missão de comandar um processo de digitalização na emissora


postado em 01/02/2023 20:58 / atualizado em 02/02/2023 11:54

Diogo Gonçalves, na nova sede da Itatiaia:
Diogo Gonçalves, na nova sede da Itatiaia: "Já sabíamos que éramos excelentes produtores de conteúdo. O desafio que estamos cumprindo é fazer tudo o que produzimos transitar pelas mais variadas mídias" (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
O fundador da Rádio Itatiaia, Januário Carneiro (1928-1994), costumava dizer que a realidade ficou maior do que o sonho, referindo-se ao sucesso que a emissora alcançou. É provável que Januário estivesse ainda mais orgulhoso hoje, sabendo que a Itatiaia se tornou a mais ouvida do Brasil e rompeu a barreira das ondas do rádio para se tornar uma potência também nas mídias digitais. Esse processo de modernização foi capitaneado por Diogo Gonçalves, presidente da emissora desde que esta foi adquirida pelo empresário Rubens Menin, em maio de 2021. "Ao me convidar para o posto, ele fez a seguinte pergunta: ‘qual é a rádio do futuro?’", lembra Diogo.

Perfil:

  • Diogo Gonçalves, 41 anos
  • Nascido em Belo Horizonte
  • Casado, 3 filhas
  • Presidente da Rádio Itatiaia. Graduado em Comunicação Social - com ênfase em publicidade e propaganda. Tem MBA em finanças corporativas, administração de empresas e pós-graduação em finanças pessoais. É escritor, palestrante e consultor financeiro. Foi gestor na Usiminas, LOG CP e FIEMG

Pode-se dizer que o futuro já chegou na Itatiaia. A emissora, hoje, transmite todos os programas ao vivo - em áudio e vídeo - pelo YouTube, plataforma onde soma mais de 620 mil inscritos e um número superior a 200 milhões de visualizações. "Já sabíamos que éramos excelentes produtores de conteúdo. O desafio que estamos cumprindo é fazer tudo o que produzimos transitar pelas mais variadas mídias", diz Diogo. Os números expressivos no ambiente digital, somados à audiência do AM/FM, fizeram a Itaitaia alcançar, pela primeira vez, o posto de rádio mais ouvida do Brasil, de acordo com pesquisa da Kantar Ibope Media, realizada em janeiro de 2022.

> Conheça todos os Mineiros do Ano eleitos pela Encontro em 2022

Graduado em Comunicação Social, com ênfase em publicidade e propaganda, Diogo nunca havia trabalhado em empresas de mídia, mas tem mestrado em administração e uma bem-sucedida carreira como gestor em companhias como Usiminas e LOG CP. Ele também é escritor, palestrante e consultor financeiro. Antenado ao universo digital, dá dicas de finanças em suas redes sociais (@diogoesuagrana).

Além de alcançar uma grande audiência na internet, a Itatiaia passou por outras transformações sob o comando de Diogo Gonçalves: ganhou nova identidade visual, um novo site, novo app e a maior de todas as mudanças, uma nova e moderna sede no bairro Estoril, deixando para trás o endereço que ocupava há seis décadas no bairro Bonfim. O local, com 2.840 metros quadrados, foi totalmente projetado para abrigar uma emissora moderna. Em um único andar, são dez estúdios com equipamentos de áudio e vídeo de última geração, centrais técnicas e um espaço de trabalho integrado, que abriga as equipes de esportes, entretenimento e jornalismo. "É uma das estruturas mais modernas do país, sem deixar nada a desejar até mesmo em comparação com as maiores emissoras de TV", afi rma Diogo.

Com um especialista em finanças no comando e a ampliação do sucesso, a Itatiaia comemora os bons resultados financeiros. "Já vínhamos quebrando recordes de arrecadação desde que assumimos a gestão. Hoje, pode-se dizer que, praticamente, dobramos o faturamento que tínhamos no início", revela Diogo. Para coroar a boa gestão, a Itatiaia fechou 2022 fazendo jus a uma frase de Januário Carneiro, repetida há décadas pelos narradores e apresentadores no início das transmissões dos jogos de futebol: "nós abrimos para o rádio de Minas o caminho de todos os continentes". A emissora adquiriu os direitos de transmissão da Copa do Mundo do Catar junto à FIFA e transmitiu ao vivo todos os jogos do torneio. "Foram 20 profissionais trabalhando lá, o que nos tornou a rádio com maior equipe da Copa. Pode-se dizer que foi a maior cobertura da história da Itatiaia em produção e distribuição de conteúdo", diz Diogo. A rádio de Minas conquista o mundo. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação