Perfil:
- Alberto Pinto Coelho
- Nascido em Rio Verde (GO)
- Morreu aos 78 anos
- Deixa viúva e 4 filhos
- Graduado em administração de empresas; Ex-governador de Minas Gerais, deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, presidente da Assembleia Legislativa de Minas entre 2007 a 2010
Nascido em Rio Verde (GO), aos 3 anos de idade Alberto Pinto Coelho veio com a família para Belo Horizonte, de onde não saiu mais. As raízes minerais vieram de seus pais, o professor e advogado Dr. Alberto Pinto Coelho, natural de Manhuaçu, e de dona Abigail, professora primária, nascida em São Domingos do Prata. Do pai, que presidiu a Assembleia Legislativa de Goiás entre 1947 e 1948, ele herdou a habilidade para a articulação política, a capacidade de trabalho, o amor pelos livros e o espírito público. Sua iniciação na política foi orientada pelo ex-embaixador do Brasil em Portugal e eminente mineiro José Aparecido de Oliveira, também conhecido como o ‘Zé de Todos os Amigos’. Em sua biografia, ele é apontado como "chefe de família exemplar, pai maravilhoso, marido amoroso, avô apaixonado, o amigo generoso de hábitos burilados pelo berço, a estrela de máxima grandeza na política, a figura humana iluminada". Para perpetuar o seu legado, dentro e fora da política, os filhos Alexandre, Daniel e Paula, além do deputado Betinho, seguem ressoando os seus feitos. "Foi seguindo os seus passos e acompanhando de perto o homem público Alberto Pinto Coelho que veio a minha vocação", diz o filho político.
Betinho lembra que a participação popular e o diálogo com a sociedade sempre foi uma preocupação do pai. Quando vice-governador, presidiu oito comitês temáticos, com destaque para o Comitê Gestor das Copas das Confederações e do Mundo, o Comitê de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e o Comitê de Políticas para a Juventude. Também esteve à frente de importantes programas e projetos, como Água da Gente, maior programa de saneamento da história de Minas Gerais; Rodoanel Norte, obra de fundamental importância para o desenvolvimento da região metropolitana de Belo Horizonte; e o Minas Comunica II, que tem como objetivo levar telefonia a todos os distritos de Minas Gerais. "O caminho é longo e ainda resta muito a percorrer e conquistar. Vamos em frente", costumava dizer Alberto Pinto Coelho. Ao que, hoje, lhe responde o filho Betinho: "Vamos, meu amado pai!".
Conheça os outros Mineiros de 2023:
.
Conheça os outros Mineiros de 2023: