Aos 25 anos de idade, o youtuber mineiro Enaldinho fatura alto com o seu canal de desafios e brincadeiras, com as vendas de produtos do seu personagem e a realização de shows e publicidades O faturamento de sua empresa ultrapassou os 20 milhões de reais em 2023. Aliás, ele está acostumado a contar seus feitos nos milhões mesmo. No YouTube, são 32 milhões de seguidores. No Instagram, 5,8 milhões, com uma média de 400 milhões de visualizações por mês. E pensar que tudo começou em 2012, no antigo apartamento da família, no bairro Silveira, na zona Nordeste de Belo Horizonte. Foi lá que o jovem e tímido Enaldo Lopes de Oliveira Filho descobriu o universo dos jogos online e começou a participar de competições. Com o tempo, descobriu também o que significava ser um youtuber. Com novos objetivos, apostou em vlogs, aparecendo em vídeos de desafios, coleções de figurinhas e humor. "Eu estava com 16 anos e, é claro, tudo era muito amador". Mesmo sem experiência ou referências em que pudesse se espelhar, aos poucos foi atraindo novos seguidores.
Perfil:
- Enaldo Lopes de Oliveira Filho, 25 anos, solteiro
- Nascido em Belo Horizonte (MG)
- Youtuber com 32 milhões de inscritos em seu canal
No ano passado, ganhou o Prêmio Jovem Brasileiro na categoria de Melhor Youtuber e ficou em segundo lugar na lista de "Top Creators" do canal, tornando-se o criador brasileiro mais assistido do país, já que o primeiro lugar ficou com o americano MrBeast. Enaldinho também se orgulha por ser o único brasileiro indicado por quatro vezes no Streamy Awards, maior prêmio anual voltado para produções de vídeo online, concorrendo na categoria internacional. Filho dos médicos Maria Luiza Cavalieri e Enaldo Lopes de Oliveira, ele confessa que nunca foi bom aluno. "Já reprovei, tomei várias suspensões. Fora isso, nunca me vi seguindo uma carreira tradicional e, naturalmente, havia uma pressão por parte dos meus pais para que eu cursasse uma faculdade". Entre altos e baixos, o seu canal no YouTube foi se tornando mais relevante, ao ponto da mãe lhe apoiar. "Ela me disse que não ia atrapalhar o meu sonho e me deu um ano para não fazer vestibular e me dedicar exclusivamente ao canal." Com o voto de confiança, em pouco tempo o Enaldinho chegou a 10 milhões de seguidores. Em 2017, fez o primeiro show de sua carreira, no Cine Theatro Brasil Vallourec, seguido por uma turnê pelo país.
Apesar do estrelato, Enaldinho tem um estilo de vida reservado e, sempre que possível, prefere ficar em casa com a família, os amigos e a namorada. "Frequento poucos lugares, sempre fui um cara caseiro, do videogame, meio nerd." Mesmo comprando automóveis caros - o último, um Corvette Stingray vermelho, está avaliado em quase 2 milhões de reais - e de lançar desafios como gastar 1 milhão de reais em 24 horas, ele diz manter os pés no chão. "Nunca esbanjei. E mesmo agora que o canal está mais estabilizado, tenho carros apenas como investimento." O processo de internacionalização de sua marca está a todo vapor, com previsão de levar conteúdo dublado para países sul-americanos e para a Índia. Em busca de novas fontes de monetização, ele pretende escalar o seu negócio investindo em várias frentes. Entre as estratégias está investir também em artigos que não levem a imagem do personagem e que possam permanecer no mercado de forma atemporal. "Trabalhamos com uns 50 produtos e estamos buscando novas parcerias para 2024, como redes de fast food, barbearias kids e lojas próprias de outros segmentos." A empresa também está aberta a investidores. O jovem tímido sonha alto. Cada vez mais alto.
Conheça os outros Mineiros de 2023:
Conheça os outros Mineiros de 2023: