Perfil:
- Rodrigo Reda, 38 anos
- Casado, 1 filho
- Formado em administração de empresas pelo Ibmec. Sócio-diretor da MM Aluguel de Carros e CEO da JR Locação de Veículos
A experiência do pai junto ao olhar inovador do filho tem rendido bons negócios. Apaixonado por futebol e fanático pelo Galo, Rodrigo teve a ideia de criar um museu dentro da loja MM, com um acervo próprio de cerca de 1,5 mil peças do Atlético, entre camisas, bolas, medalhas e troféus. Parte das peças serão expostas agora na loja conceito da Arena MRV. Em março de 2023, a inauguração da nova sede da MM em uma área de 4,5 mil metros quadrados, em substituição aos 600 metros da anterior, foi outro grande marco da empresa. Com um crescimento médio de 25% ao ano, a estratégia é expandir por meio de aquisições e compra de alguns contratos. "Estamos terminando um trabalho de consultoria com a Falconi para melhorar os processos e avançar, seja com novas alternativas de captação de recursos no mercado de capitais, seja em fusões e aquisições."
A eficácia da gestão é comprovada pelos números. Enquanto grandes empresas do ramo têm uma média de 50% a 60% de renovação de contratos, a MM mantém a taxa de fidelização em 95% e um ticket médio maior que o das concorrentes. "Acreditamos que não é o número de carros que determina o faturamento da empresa. O importante é ter receita média." Formado em administração no Ibmec, Rodrigo revela que herdou do pai a dedicação pelo trabalho, mas não abre mão do lazer, da academia e de estar com a família. "Fim de semana é no sítio com minha esposa e meu filho. Também gosto muito de jogar tênis para desestressar."
Na MM desde 2008, ele está sempre atento a novas oportunidades de negócio. Quando os aplicativos de transporte de passageiros chegaram ao Brasil, logo enxergou mais um nicho de mercado. "O cara que tem um perfil bom, tem cartão de crédito e não está negativado, possivelmente vai alugar carro nas grandes empresas para trabalhar. Só que 98% desse público tem alguma restrição", diz Rodrigo. E são exatamente os informais que seu modelo de negócio beneficia. "Como o pagamento é semanal, se o motorista não pagar, tem o carro bloqueado. Então, meu risco de inadimplência é quase zero." Além de vender o projeto para empreendedores que querem iniciar no ramo de locação de veículos, ele também tem carros próprios que são alocados diretamente para motoristas de aplicativos. "Em paralelo, ainda vendo nossos seminovos com um desconto maior do que o praticado no mercado." Com um crescimento 10 vezes maior do que a MM por causa do tipo de produto ofertado, a JR Locação de Veículos nasceu em 2015 e já conta com 52 franqueados distribuídos em 16 estados brasileiros. O objetivo é chegar a 100 franqueados em 2024. Um golaço digno de garotos-propaganda da marca, como Hulk e Guilherme Arana.
Conheça os outros Mineiros de 2023:
.
Conheça os outros Mineiros de 2023: