Ir às compras ganhará um gostinho especial nos próximos meses. Dois shoppings tradicionais da capital mineira acabam de anunciar projetos de expansão para aumentar a oferta de produtos e serviços.
Localizado no bairro de Lourdes, o DiamondMall está prestes a inaugurar um novo piso que promete redefinir o conceito de luxo na capital mineira. "Não é apenas um novo piso, é um novo Diamond", garante Jucilene Oliveira, superintendente do shopping. Com um investimento de 80 milhões de reais, o 4º andar do mall trará 25 novas lojas, incluindo grifes internacionais como Dolce&Gabbana, CH Carolina Herrera, Emporio Armani e Chanel. "Seremos a porta de entrada para essas marcas no mercado de Belo Horizonte", diz Jucilene. Além das lojas de grife, a expansão inclui um novo espaço gourmet, com os restaurantes Zucco, dedicado à culinária italiana, e SU, especializado em cozinha oriental contemporânea, além de um novo espaço projetado especialmente para o lazer em família. O projeto de expansão também contempla a modernização de toda a estrutura do shopping, com a troca de forros, escadas rolantes, claraboias e elevadores, além de reformas na fachada, portarias e estacionamentos. "Recebemos quase 7,5 milhões de visitantes por ano. Logo, temos que oferecer um mix valioso de marcas, como também uma estrutura moderna, arrojada e aconchegante", afirma a superintendente. A expectativa é que todas as obras sejam concluídas na primeira semana de novembro.
Também em novembro, o Shopping Cidade, localizado no coração de Belo Horizonte, deve concluir um projeto de ampliação que pretende consolidar o local como um espaço de serviços e conveniência na região central. Lucy Jardim, gerente de marketing do shopping, destaca que as novidades foram fruto de uma pesquisa realizada com o público para entender suas necessidades. "O volume de pessoas que passa no shopping é imenso, em torno de 50 mil por dia. São pessoas que estão sempre no centro, trabalhando ou morando. Detectamos que elas têm necessidade de serviços como lavanderia, salão de beleza, supermercado e lotérica em um só lugar", afirma. Com base nessas demandas, o Shopping Cidade está lançando a Alameda de Serviços, que será localizada na entrada da rua São Paulo e terá uma lotérica, uma lavanderia, uma loja de assistência técnica, entre outras.
Além da Alameda de Serviços, o shopping está construindo um novo piso que contará com um cinema com cadeiras reclináveis e uma academia com capacidade para 4 mil alunos – a maior do centro de BH. Haverá também novas lojas, incluindo uma unidade conceito da Cacau Show, de 500 metros quadrados, e uma marca internacional, a Dizon, com 400 metros quadrados. "Esses espaços vão atender às pessoas que moram na região centro-sul e a todos que trabalham ou passam frequentemente pelo centro. O Shopping Cidade se consagra como essa ilha", diz Lucy. As obras do Cidade fazem parte do projeto de revitalização do hipercentro da capital, lançado em 2023 pela prefeitura de Belo Horizonte. A iniciativa prevê a melhora da acessibilidade e opções de mobilidade, revitalização de equipamentos públicos, manutenção de vias e ações humanitárias junto à população de rua. "Se Belo Horizonte tem se destacado cada vez mais como um destino turístico de experiências, o Shopping Cidade se orgulha de ser um ponto central nessa jornada", afirma Lucy Jardim. "Nossa expansão será boa para o comércio, gerará empregos e atenderá as necessidades do consumidor."
A expansão dos shoppings reflete não apenas o crescimento do setor de varejo em Belo Horizonte, mas também a diversificação das ofertas para atender diferentes perfis de consumidores. Jucilene Oliveira, superintendente do DiamondMall, enfatiza que, apesar do crescimento exponencial das compras on-line, os shoppings ainda oferecem uma experiência que extrapola as trocas comerciais. "Nada tira a experiência presencial e o contato com as pessoas. Quando o shopping oferece um mix de marcas diferenciadas, um espaço moderno, um ambiente confortável e acolhedor, lazer e gastronomia, você percebe que o on-line está bem distante disso."