Nova Lima tem se destacado como um dos maiores polos de saúde da região metropolitana de Belo Horizonte. Nos últimos quatro anos, houve um crescimento de 22% no número de novos negócios do setor na região, conforme dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Atualmente, hospitais, laboratórios e empreendimentos ligados à área respondem por quase 7% de todos os negócios na cidade. De acordo com Vinicius Quintão, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, o município combina a tradição mineradora com um crescente setor de serviços avançados, como advocacia, consultoria e, especialmente, saúde. "Os hospitais são como a ponta do iceberg, mas há todo um ecossistema de saúde na região que atrai investimentos, especialmente pela demanda crescente de uma população que aumentou quase 40% na última década."
Atualmente, há cerca de 3 mil leitos disponíveis no município e a tendência é de crescimento. Nos últimos meses, a cidade recebeu grandes investimentos de grandes redes hospitalares, que visam não apenas ampliar o atendimento, mas também proporcionar uma experiência diferenciada aos pacientes, com foco em tecnologia e humanização. "Os números têm demonstrado essa consolidação como polo de saúde e estamos buscando cada vez mais parceiros para que esses hospitais consigam avançar em seus modelos de negócio", diz o secretário Vinicius Quintão.
No fim de agosto, a Rede Mater Dei inaugurou o Hospital Mater Dei Nova Lima, unidade que recebeu investimentos de 200 milhões de reais e conta com 117 leitos e mais de 40 especialidades médicas. O novo centro médico, com localização estratégica entre Belo Horizonte e Nova Lima, próximo à rodovia MG-030, foi planejado para atender à população dos bairros Vale do Sereno, Vila da Serra e dos diversos condomínios da cidade, além dos bairros próximos, como Belvedere, Santa Lúcia, São Bento, Sion, Mangabeiras e Anchieta. "Buscamos adotar processos construtivos modernos, priorizando uma disposição interna dos espaços para que o paciente se sinta em um ambiente acolhedor, com privacidade", diz José Henrique Dias Salvador, CEO da Rede Mater Dei de Saúde. O Mater Dei Nova Lima destaca-se também pelo Núcleo Especializado em Medicina Esportiva e Medicina Preventiva, com equipe de ortopedia 24 horas. Além disso, oferece serviço completo de medicina diagnóstica, incluindo ressonância magnética, tomografia computadorizada e exames cardiovasculares.
Além da inauguração do Mater Dei, o Biocor está passando por uma reforma significativa para se alinhar ao padrão da Rede D’Or, que assumiu o hospital em uma fusão recente. As mudanças incluem a modernização de instalações e a ampliação de serviços com novas tecnologias. "Iremos agora trazer, além da segurança e excelência assistencial, mais sofisticação e conforto nas instalações para oferecer uma experiência incomparável e que contribua objetivamente para a recuperação, experiência e conforto", afirma Guilherme Villa, diretor regional da Rede D’Or em Minas Gerais. Com previsão de ampliação do programa de robótica e novos equipamentos, como Ecocardiografia 3D e Tomografia, o Biocor promete se destacar ainda mais em procedimentos de alta complexidade. "Estamos construindo uma mudança disruptiva também nos processos assistenciais e fluxos de atendimento", diz Guilherme.
De olho na região, a Unimed-BH anunciou a aquisição de um imóvel para a construção de um novo centro no Vale do Sereno, que terá aproximadamente 150 leitos e funcionará como um hospital geral e materno-infantil de média complexidade. A previsão é que a nova unidade comece a funcionar em 2027. "O objetivo é complementar a oferta de serviços já existentes na região, atendendo às necessidades dos nossos clientes com um hospital que une pediatria, maternidade e UTI neonatal", afirma Frederico Peret, diretor-presidente da Unimed-BH. Ele destaca que a escolha por Nova Lima se deu pelo grande número de clientes localizados na área e pela presença de outras instituições de saúde parceiras. Além do hospital, a Unimed-BH também planeja trazer novos serviços de saúde, como consultórios e centros de experiência, fortalecendo ainda mais sua atuação na região. "Estamos comprometidos com a saúde de forma integral e precisamos ir aonde o cliente está", afirma Frederico.