As luzes que já enfeitam as ruas da capital anunciam o espírito natalino, trazendo um brilho que vai além da decoração. Esse período, esperado por consumidores e lojistas, transforma os centros comerciais da cidade em destinos de celebração e experiência, além de impulsionar as vendas e gerar uma receita crucial para os negócios.
Para comerciantes e shoppings da capital, o Natal de 2024 é um momento estratégico que carrega expectativas promissoras. A Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL/BH) projeta um aumento de 3% nas vendas em relação ao ano passado, movimentando aproximadamente 6 bilhões de reais no setor de comércio e serviços. Segundo o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva, o cenário de retomada pós-pandemia, marcado por investimentos na ambientação das lojas físicas e na fidelização do cliente, é essencial para potencializar as vendas de fim de ano e criar novas conexões com o público. "Estamos vivendo um momento bom, com a economia estabilizada, empregabilidade em alta e uma movimentação positiva no comércio. Este Natal será especial", diz.
Para comerciantes e shoppings da capital, o Natal de 2024 é um momento estratégico que carrega expectativas promissoras. A Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL/BH) projeta um aumento de 3% nas vendas em relação ao ano passado, movimentando aproximadamente 6 bilhões de reais no setor de comércio e serviços. Segundo o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva, o cenário de retomada pós-pandemia, marcado por investimentos na ambientação das lojas físicas e na fidelização do cliente, é essencial para potencializar as vendas de fim de ano e criar novas conexões com o público. "Estamos vivendo um momento bom, com a economia estabilizada, empregabilidade em alta e uma movimentação positiva no comércio. Este Natal será especial", diz.
Lívia Paolucci, diretora regional da Multiplan, responsável pelo DiamondMall, BH Shopping e Pátio Savassi, compartilha do otimismo. Com taxa de desocupação praticamente zero e uma série de inaugurações previstas, os empreendimentos passaram por investimentos em infraestrutura e experiência do cliente ao longo do ano. No DiamondMall, a inauguração da expansão, com cerca de 20 novas lojas, e a exposição As Fantásticas Fábulas de La Fontaine prometem trazer ao centro de compras um público ainda mais seleto e fiel. No BH Shopping e no Pátio Savassi, as reformulações das áreas comuns e a inclusão de novas marcas destacam a importância das experiências personalizadas. "Os shoppings hoje são muito mais do que locais de compra; são destinos de convivência e experiências memoráveis, especialmente no Natal", afirma.
Para tornar a ida às compras ainda mais agradável, os três shoppings realizam, todos os anos, um investimento específico para o Natal, representando cerca de 30% a 40% da verba anual. "As estratégias para essa época incluem uma decoração deslumbrante, com várias atrações interativas, fotos com Papai Noel, brinquedos e uma campanha promocional focada em prêmios e sorteios para os clientes", diz Lívia.
A gerente de marketing do Shopping Cidade, Lucy Jardim, também ressalta o impacto do ambiente natalino. Com o tema Um Conto de Natal em Londres, o shopping traz uma decoração inspirada nas tradições inglesas, que se estende por todos os pisos e conta com a presença de um personagem exclusivo, o Mr. London. A chegada do Papai Noel, marcada por um cortejo e apresentações do coral Black to Black, é uma das ações adotadas pelo mall para atrair as famílias para a experiência natalina. "A decoração e as ações temáticas não só embelezam o espaço, mas também estimulam o fluxo no shopping, que esperamos que aumente em 15% neste ano", explica Lucy. Além disso, a expectativa é de crescimento de 20% nas vendas em relação ao ano passado.
No Minas Shopping, o Natal homenageia Minas Gerais, com uma ambientação que remete às cidades históricas. Uma reprodução da Matriz de Santo Antônio e do Chafariz de São José, de Tiradentes, além de outros símbolos do estado, foram escolhidos para criar uma atmosfera familiar e afetiva, com direito a piscina de bolinhas em formato de pão de queijo. "Nossa intenção é celebrar a mineiridade e valorizar a nossa cultura. A decoração não é apenas visual; ela envolve tradição e experiências locais que fazem nossos clientes se sentirem em casa", afirma Ana Paula Alkmim, gerente de marketing do Minas Shopping, que projeta um aumento de 10% a 15% no fluxo de pessoas em relação ao ano passado. "Nossa expectativa é de aumento de vendas de 10%", afirma.
Para quem trabalha diretamente com o consumidor, como Elenice Nascimento, gerente da loja infantil Bibi, no Minas Shopping, o Natal representa o ápice do ano. Ela destaca que as decorações e campanhas ajudam a criar um ambiente propício para vendas. "Esta época é mágica e as crianças, principalmente, adoram o clima natalino", diz. Além do aumento do movimento na loja física, a marca intensificou o investimento em divulgação para faturar também no ambiente digital. "Com o marketing focado em TV, redes sociais e parcerias com influenciadores, buscamos atrair clientes para a loja e reforçar nossa presença no e-commerce, que já representa 15% do nosso faturamento."
As ações dos shoppings também refletem a importância do ambiente físico para o comércio, mesmo em um cenário de crescimento das compras on-line. Estudos realizados periodicamente pela CDL/BH mostram que, no Natal, a maioria dos consumidores mineiros ainda prefere a loja física, aproveitando a oportunidade para realizar múltiplas compras em uma só visita. "O mineiro pesquisa na internet, mas gosta de fechar a compra presencialmente, quando é possível criar um vínculo e personalizar o atendimento", afirma Marcelo de Souza e Silva. Isso faz do Natal um momento único, que vai além do consumo, proporcionando uma experiência de conexão que apenas o espaço físico pode oferecer. "No nosso histórico de pesquisas, normalmente cada pessoa compra de quatro a seis presentes no Natal. É um momento muito propício para a fidelização", diz.
Em Belo Horizonte, as estratégias de marketing e os investimentos nas experiências de consumo prometem fortalecer ainda mais os laços entre os consumidores e os estabelecimentos, gerando um impacto significativo no setor de varejo, tanto nas lojas físicas quanto no comércio digital.
Shoppings de BH aproveitam a temporada para inaugurar projetos de expansão
As boas perspectivas do comércio para o Natal 2024 também trouxeram um cenário propício para a expansão dos negócios. Após passarem por reformas e um robusto projeto de ampliação, o DiamondMall e o Shopping Cidade já estão de cara nova desde o início de novembro.
O DiamondMall, no bairro de Lourdes, estreou seu novo piso repleto de marcas de luxo internacionais, como Dolce & Gabbana, Chanel e Emporio Armani. "Essa inauguração é um marco para nós e para a cidade, trazendo lojas exclusivas que irão transformar o perfil do shopping e oferecer aos nossos clientes experiências únicas", destaca Lívia Paolucci, diretora regional da Multiplan em Minas Gerais. Com um investimento de 80 milhões de reais, a expansão também inclui novos restaurantes, como SU e Zucco Cuccina, além de uma modernização completa de toda a infraestrutura. A primeira etapa das inaugurações foi realizada em 7 de novembro, com novas lojas previstas até fevereiro de 2025.
Já o Shopping Cidade, no centro da capital, recebe os consumidores com seu novo cinema e a chegada da Smart Fit. A ampliação do cine inclui salas Stadium e uma nova sala Premier, com poltronas reclináveis e serviços exclusivos, prometendo oferecer uma experiência sofisticada e confortável aos cinéfilos. A Alameda de Serviços, que reúne conveniência com lavanderia, lotérica e assistência técnica, é outra novidade que visa atender a um público que busca praticidade no dia a dia.
Além disso, o Pátio Savassi, que também está em reforma, traz melhorias estruturais e novos espaços comerciais, com previsão de término das obras no próximo ano, reforçando a tendência de revitalização e modernização dos principais centros de compras da cidade. Boas notícias para quem não dispensa uma ida ao shopping, não só nesta época, mas no ano inteiro.