
O atual contexto trouxe, para indivíduos e organizações, uma série de soluções e facilidades, mas também implica diversos desafios e uma constante necessidade de atualização diante de uma realidade de rápidos avanços e transformações, onde a novidade onipresente de hoje pode, do dia para a noite, se tornar uma velharia obsoleta. Tanta velocidade, claro, pode gerar sensação de incerteza, de não saber muito bem por onde começar. Daí a necessidade de manter as antenas ligadas, captando e interpretando as principais tendências do momento para, assim, acertar a marcha e a direção, evitando passos em falso e apostas furadas.
No setor da construção civil, esse cenário é especialmente desafiante. O segmento, afinal, lida com bens duráveis, que precisam sobreviver aos modismos do tempo e, simultaneamente, entender quais novidades, de fato, merecem ser incorporadas a esses empreendimentos. Pensando nisso, Encontro conversou com grandes construtoras de Minas Gerais para saber o que esperar, hoje, da casa do futuro – e o que muda no seu processo de edificação.

"Para nós, cada vez mais, esse fim envolve trazer a voz do cliente para dentro de casa. Isso significa incorporar suas necessidades ao nosso negócio, trazendo, por exemplo, a tecnologia para ajudar. Assim, as mudanças geram impactos para a construção em si, mas também para uma gama de facilidades, serviços e oportunidades que visamos oferecer a ele", determina.
Por sua vez, a Somattos Engenharia também está comprometida com a incorporação das mais recentes inovações tecnológicas, explica o CEO da empresa, Humberto Mattos. "Além de investir continuamente no desenvolvimento das nossas equipes, também adotamos soluções que modernizam cada etapa do ciclo de vida dos empreendimentos", detalha, inteirando que essa decisão inclui a utilização de metodologias como o Building Information Modeling (BIM), que permite integrar projetos, orçamento e cronograma em uma única plataforma, proporcionando maior precisão e eficiência nas obras. Em outra frente, há a aplicação de ferramentas avançadas, como o Prevision, que permite acompanhar em tempo real o progresso das obras, ajustar cronogramas de forma dinâmica e garantir maior previsibilidade nos resultados.
Além do investimento em planejamento e execução, a tecnologia é usada também na etapa de relacionamento com o cliente. "No mercado imobiliário, destacamo-nos pela utilização de ambientes imersivos, como salas 360º e tours virtuais, que permitem aos clientes explorar os empreendimentos antes mesmo de sua finalização", situa o CEO.
Inteligência artificial e hiperautomação
Entre as tendências mais citadas para os próximos anos, a integração de sistemas com serviços de Inteligência Artificial (IA) e a hiperautomação aparecem em destaque. "Essas tecnologias certamente vieram para ficar", avalia Patrícia Veiga, do Grupo Patrimar. "Estamos, sim, avaliando alguns caminhos que passam por elas, e é um processo em contínua construção. Para nos ajudar, no âmbito da Inteligência Artificial, por exemplo, estruturamos um squad específico para direcionar iniciativas relacionadas ao tema – e que faz parte do nosso programa de Transformação Digital, o Elevator", complementa.

Na Somattos, os novos recursos também estão sendo experimentados. Uma das apostas é a utilização de uma ferramenta de IA que interage via WhatsApp, oferecendo respostas imediatas e seguras sobre o cronograma das obras. "Isso nos proporciona uma visão clara e em tempo real dos prazos e ações corretivas necessárias, tudo na palma da mão", aponta Gustavo Paulino, gerente de planejamento da empresa, que investe ainda em misturadores eletrônicos de argamassa com agregados finos, visando garantir maior qualidade, precisão na mistura e economia de tempo para a equipe de obra.
Além disso, a construtora está avançando no setor de gestão dos colaboradores a partir da implementação da tecnologia de reconhecimento facial para controle de ponto e acesso aos empreendimentos, ampliando a segurança e otimizando tempo. No mesmo sentido, em todas as obras da construtora, os projetos atualizados podem ser acessados via QR Codes espalhados pelos andares. "Essa prática evita o uso de documentos desatualizados e minimiza retrabalho, garantindo mais agilidade e precisão", exalta Paulino.
Foco na personalização da experiência do cliente
Já em relação à personalização da experiência do cliente, uma realidade que já se impõem em diversos setores, Patrícia Veiga é enfática: "No Grupo Patrimar, entendemos que o cliente precisa ser o centro de tudo, talvez até mais que em outros segmentos. Afinal, a compra de um imóvel, principalmente para residência, determina muita coisa da vida de uma pessoa". Por isso, já há algum tempo, "oferecemos opções de personalização do nosso produto e, mais recentemente, temos buscado estudar ainda mais as características de alguns públicos para oferecermos tudo aquilo que eles possam desejar na experiência de moradia, como serviços e facilidades", acresce.

Já na Somattos, além das já citadas salas 360º e tours virtuais, que permitem conhecer detalhes dos projetos antes de sua conclusão, há uma série de esforços mirando a personalização da experiência do cliente.
"Utilizamos um CRM que centraliza informações de vendas e pós-vendas, permitindo que todos os responsáveis pelo atendimento tenham acesso ao histórico do cliente, garantindo uma experiência contínua e personalizada, e criamos um comitê que se reúne frequentemente para analisar indicadores como NPS e SLAs (métricas que medem a satisfação e a fidelidade dos clientes e a execução do Acordo de Nível de Serviço, respectivamente), de forma que, com base nessas análises, temos condições de compreender as dores dos clientes e implementar ações que realmente encantem e agreguem valor", cita Carolina Lara, gerente de marketing e CX (Customer Experience).
Outra inovação inclui a disponibilização de uma plataforma onde os clientes podem abrir chamados, acessar documentos financeiros, como segunda via de boletos, e agendar visitas e entregas, oferecendo mais conveniência e autonomia, e o uso de um bot que oferece atendimento ininterrupto para vendas. A ideia, agora, é expandir essa tecnologia para o pós-venda a partir de 2025. "Também estudamos implementar IA na pré-venda, aumentando a produtividade dos corretores e a qualidade do atendimento", detalha. Ela ainda destaca o uso de uma ferramenta digital que permite ao cliente personalizar seu imóvel escolhendo acabamentos e metais, com visualizações em tour interativo, facilitando a contratação de qualquer lugar.
Tanta tecnologia, porém, não substitui a importância do atendimento humano. "Nas obras, criamos espaços de convivência para colaboradores, com jogos, TV e leitura. Para os clientes, realizamos ações de relacionamento, como entrega de presentes, visitas às obras e eventos comemorativos, garantindo uma experiência completa e humanizada", menciona Carolina.
Práticas sustentáveis e resiliência
Outras tendências de mercado são a adoção de práticas sustentáveis e a resiliência diante de incertezas globais, sejam elas políticas, econômicas, sociais ou mesmo climáticas. Eixos entendidos como incontornáveis pelo Grupo Patrimar. "Já há alguns anos, procuramos promover iniciativas ESG, sempre avaliando o impacto de nossos processos e produtos, e buscando retribuir à sociedade com iniciativas como a Casa Sonhar Patrimar e a parceria com o Hospital da Baleia", indica Patrícia Veiga, acrescentando que, mais recentemente, o grupo entendeu que precisava ir além.

Novas tecnologias, aliadas a boas práticas, seguem como tendências que deverão permanecer na próxima temporada. "O ano de 2025 será de grandes expectativas e de muito planejamento estratégico para o Grupo Patrimar. Seguimos confiantes no potencial de crescimento sustentável, com investimentos direcionados à inovação, tecnologia e práticas ESG que fortalecem nossa posição no mercado", afirma Patrícia Veiga. Ela prossegue indicando que os desafios continuam sendo a adaptação ao cenário macroeconômico e à evolução das demandas dos clientes, além de manter nossa excelência operacional.
"No entanto, enxergamos esses desafios como oportunidades para consolidar nossa liderança e implementar soluções ainda mais criativas e eficientes. Em 2024, por exemplo, trouxemos dos Estados Unidos a experiência imersiva 5D, um projeto pioneiro no nosso país que elevou o conceito de interação dos nossos clientes com o projeto do empreendimento Icon", garante, fazendo menção ao lançamento, imobiliário na Barra da Tijuca, que vendeu todas suas unidades em apenas uma semana.
A parceria pioneira com o Grupo Armani no Rio de Janeiro - a colaboração é o primeiro empreendimento imobiliário do designer italiano no Brasil -, é uma das apostas do grupo. Mas não só. "Para 2025, quanto aos lançamentos, estamos desenvolvendo projetos que refletem nosso compromisso com qualidade, inovação, sustentabilidade e a vontade de sempre ir além das expectativas. Teremos o lançamento do empreendimento em parceria com a Armani Casa, no segundo semestre. Um produto que estamos desenvolvendo a muitas mãos, em parceria com o time da Armani, para surpreender o mercado nacional e internacional. Em breve, divulgaremos novidades que certamente marcarão o setor", antecipa.
A expansão do land banking foi um dos grandes focos da Somattos Engenharia em 2024. "Para a Somattos, 2024 foi um ano de grande foco na expansão do land banking. Reforçamos nossa equipe de prospecção e adquirimos terrenos estratégicos que garantirão lançamentos excepcionais nos próximos anos. Nosso compromisso com os melhores endereços da cidade permanece inabalável, como demonstrado pelos três lançamentos de 2024: Aura, no Vila da Serra; Momento, no Santo Agostinho; e Casa Aleixo, em Lourdes", enumera Humberto Mattos.
"Com esse fortalecimento, nossas perspectivas para 2025 são ambiciosas e promissoras. Planejamos dobrar nosso volume de canteiros de obras, passando de três para seis, mantendo o mesmo padrão de excelência e comprometimento que sempre nos destacaram. Internamente, nos estruturamos para suportar esse crescimento operacional sem comprometer a qualidade dos nossos empreendimentos e o relacionamento com nossos clientes", revela, inteirando, ainda, que dois projetos especiais estão previstos para o próximo período com VGV (valor geral de vendas) estimado de R$ 310 milhões: um deles, em Nova Lima, no Vale do Sereno, e, o outro, em São Paulo, no bairro de Moema.