Estado de Minas MERCADO IMOBILIÁRIO

Construtoras detalham como estão implementando soluções tecnológicas

Empresas comemoram, ainda, bons números do setor imobiliário em 2024


postado em 17/02/2025 01:31

Brickell Square, empreendimento na Savassi com Patrimar Asset ' Patrícia Veiga, diretora de Inovação e ESG do Grupo Patrimar:
Brickell Square, empreendimento na Savassi com Patrimar Asset ' Patrícia Veiga, diretora de Inovação e ESG do Grupo Patrimar: "Teremos o lançamento do empreendimento em parceria com a Armani Casa, no segundo semestre, que deverá surpreender o mercado nacional e internacional." (foto: Grupo Patrimar/Divulgação e Magê Monteiro/Divulgação)
Com um cenário positivo no mercado imobiliário de luxo no país em 2024 – indicadores como número de lançamentos, unidades comercializadas e volume geral de vendas (VGV) registraram crescimento em quase todas as regiões, de acordo com dados da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) –, construtoras mineiras fazem um balanço favorável do ano que terminou e seguem com perspectivas otimistas para 2025. Porém, atentas a questões da macroeconomia do país e, principalmente, ao acelerado processo de desenvolvimento tecnológico.

O atual contexto trouxe, para indivíduos e organizações, uma série de soluções e facilidades, mas também implica diversos desafios e uma constante necessidade de atualização diante de uma realidade de rápidos avanços e transformações, onde a novidade onipresente de hoje pode, do dia para a noite, se tornar uma velharia obsoleta. Tanta velocidade, claro, pode gerar sensação de incerteza, de não saber muito bem por onde começar. Daí a necessidade de manter as antenas ligadas, captando e interpretando as principais tendências do momento para, assim, acertar a marcha e a direção, evitando passos em falso e apostas furadas.

No setor da construção civil, esse cenário é especialmente desafiante. O segmento, afinal, lida com bens duráveis, que precisam sobreviver aos modismos do tempo e, simultaneamente, entender quais novidades, de fato, merecem ser incorporadas a esses empreendimentos. Pensando nisso, Encontro conversou com grandes construtoras de Minas Gerais para saber o que esperar, hoje, da casa do futuro – e o que muda no seu processo de edificação.

Empreendimento José Torres Franco, da Patrimar: construtora aposta no crescimento sustentável, com investimentos direcionados à inovação, tecnologia e práticas ESG(foto: Grupo Patrimar/Divulgação)
Empreendimento José Torres Franco, da Patrimar: construtora aposta no crescimento sustentável, com investimentos direcionados à inovação, tecnologia e práticas ESG (foto: Grupo Patrimar/Divulgação)
"Realmente, o mundo em que vivemos passa por transformações aceleradas viabilizadas pela tecnologia. No Grupo Patrimar, entendemos que incorporá-las é essencial", reconhece Patrícia Veiga, diretora de Inovação e ESG (conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada) do grupo empresarial formado pela Patrimar Engenharia e a Construtora Novolar. Ela complementa, porém, que entende a tecnologia como um meio para atingir um fim – e não um fim em si.

"Para nós, cada vez mais, esse fim envolve trazer a voz do cliente para dentro de casa. Isso significa incorporar suas necessidades ao nosso negócio, trazendo, por exemplo, a tecnologia para ajudar. Assim, as mudanças geram impactos para a construção em si, mas também para uma gama de facilidades, serviços e oportunidades que visamos oferecer a ele", determina.

Por sua vez, a Somattos Engenharia também está comprometida com a incorporação das mais recentes inovações tecnológicas, explica o CEO da empresa, Humberto Mattos. "Além de investir continuamente no desenvolvimento das nossas equipes, também adotamos soluções que modernizam cada etapa do ciclo de vida dos empreendimentos", detalha, inteirando que essa decisão inclui a utilização de metodologias como o Building Information Modeling (BIM), que permite integrar projetos, orçamento e cronograma em uma única plataforma, proporcionando maior precisão e eficiência nas obras. Em outra frente, há a aplicação de ferramentas avançadas, como o Prevision, que permite acompanhar em tempo real o progresso das obras, ajustar cronogramas de forma dinâmica e garantir maior previsibilidade nos resultados.

Além do investimento em planejamento e execução, a tecnologia é usada também na etapa de relacionamento com o cliente. "No mercado imobiliário, destacamo-nos pela utilização de ambientes imersivos, como salas 360º e tours virtuais, que permitem aos clientes explorar os empreendimentos antes mesmo de sua finalização", situa o CEO.

Inteligência artificial e hiperautomação

Entre as tendências mais citadas para os próximos anos, a integração de sistemas com serviços de Inteligência Artificial (IA) e a hiperautomação aparecem em destaque. "Essas tecnologias certamente vieram para ficar", avalia Patrícia Veiga, do Grupo Patrimar. "Estamos, sim, avaliando alguns caminhos que passam por elas, e é um processo em contínua construção. Para nos ajudar, no âmbito da Inteligência Artificial, por exemplo, estruturamos um squad específico para direcionar iniciativas relacionadas ao tema – e que faz parte do nosso programa de Transformação Digital, o Elevator", complementa.

Cássia Ximenes, presidente da CMI/Secovi-MG: Valor médio e número de vendas de imóveis, em geral, tiveram, na capital mineira, alta superior na comparação com outras capitais brasileiras(foto: CMI/SECOVI-MG/Divulgação)
Cássia Ximenes, presidente da CMI/Secovi-MG: Valor médio e número de vendas de imóveis, em geral, tiveram, na capital mineira, alta superior na comparação com outras capitais brasileiras (foto: CMI/SECOVI-MG/Divulgação)
Um dos exemplos de como essas tecnologias estão sendo incorporadas no grupo é a Patrix, uma assistente virtual que busca otimizar relações com investidores. "O piloto foi lançado na nossa intranet e, no momento, ela está sendo treinada e testada para assegurar que atenda plenamente às expectativas e necessidades do público investidor", detalha. "Esse é o caminho que pretendemos seguir: avaliar a sinergia com nosso cliente e nosso negócio, entender como a tecnologia pode gerar mais valor, testá-la e, por fim, incorporá-la", resume.

Na Somattos, os novos recursos também estão sendo experimentados. Uma das apostas é a utilização de uma ferramenta de IA que interage via WhatsApp, oferecendo respostas imediatas e seguras sobre o cronograma das obras. "Isso nos proporciona uma visão clara e em tempo real dos prazos e ações corretivas necessárias, tudo na palma da mão", aponta Gustavo Paulino, gerente de planejamento da empresa, que investe ainda em misturadores eletrônicos de argamassa com agregados finos, visando garantir maior qualidade, precisão na mistura e economia de tempo para a equipe de obra.

Além disso, a construtora está avançando no setor de gestão dos colaboradores a partir da implementação da tecnologia de reconhecimento facial para controle de ponto e acesso aos empreendimentos, ampliando a segurança e otimizando tempo. No mesmo sentido, em todas as obras da construtora, os projetos atualizados podem ser acessados via QR Codes espalhados pelos andares. "Essa prática evita o uso de documentos desatualizados e minimiza retrabalho, garantindo mais agilidade e precisão", exalta Paulino.

Foco na personalização da experiência do cliente

Já em relação à personalização da experiência do cliente, uma realidade que já se impõem em diversos setores, Patrícia Veiga é enfática: "No Grupo Patrimar, entendemos que o cliente precisa ser o centro de tudo, talvez até mais que em outros segmentos. Afinal, a compra de um imóvel, principalmente para residência, determina muita coisa da vida de uma pessoa". Por isso, já há algum tempo, "oferecemos opções de personalização do nosso produto e, mais recentemente, temos buscado estudar ainda mais as características de alguns públicos para oferecermos tudo aquilo que eles possam desejar na experiência de moradia, como serviços e facilidades", acresce.

Casa Aleixo, em Lourdes, empreendimento da Somattos Engenharia | Humberto Mattos, CEO da Somattos Engenharia:
Casa Aleixo, em Lourdes, empreendimento da Somattos Engenharia | Humberto Mattos, CEO da Somattos Engenharia: "Nossas perspectivas para 2025 são ambiciosas e promissoras, planejamos dobrar nosso volume de canteiros de obras, mantendo o mesmo padrão de excelência." (foto: Somattos Engenharia/Divulgação e Agência 2/Divulgação)
"Os clientes também podem personalizar seus apartamentos, com kits opcionais, como o kit de acabamento dos quartos em porcelanato e kit rede frigorígena, bancada e churrasqueira na varanda. Além disso, lançamos recentemente nosso serviço Patrimar Asset, que entrega o apartamento com itens indispensáveis para o cliente que optar por ele", conclui.

Já na Somattos, além das já citadas salas 360º e tours virtuais, que permitem conhecer detalhes dos projetos antes de sua conclusão, há uma série de esforços mirando a personalização da experiência do cliente.

"Utilizamos um CRM que centraliza informações de vendas e pós-vendas, permitindo que todos os responsáveis pelo atendimento tenham acesso ao histórico do cliente, garantindo uma experiência contínua e personalizada, e criamos um comitê que se reúne frequentemente para analisar indicadores como NPS e SLAs (métricas que medem a satisfação e a fidelidade dos clientes e a execução do Acordo de Nível de Serviço, respectivamente), de forma que, com base nessas análises, temos condições de compreender as dores dos clientes e implementar ações que realmente encantem e agreguem valor", cita Carolina Lara, gerente de marketing e CX (Customer Experience).

Outra inovação inclui a disponibilização de uma plataforma onde os clientes podem abrir chamados, acessar documentos financeiros, como segunda via de boletos, e agendar visitas e entregas, oferecendo mais conveniência e autonomia, e o uso de um bot que oferece atendimento ininterrupto para vendas. A ideia, agora, é expandir essa tecnologia para o pós-venda a partir de 2025. "Também estudamos implementar IA na pré-venda, aumentando a produtividade dos corretores e a qualidade do atendimento", detalha. Ela ainda destaca o uso de uma ferramenta digital que permite ao cliente personalizar seu imóvel escolhendo acabamentos e metais, com visualizações em tour interativo, facilitando a contratação de qualquer lugar.

Tanta tecnologia, porém, não substitui a importância do atendimento humano. "Nas obras, criamos espaços de convivência para colaboradores, com jogos, TV e leitura. Para os clientes, realizamos ações de relacionamento, como entrega de presentes, visitas às obras e eventos comemorativos, garantindo uma experiência completa e humanizada", menciona Carolina.

Práticas sustentáveis e resiliência

Outras tendências de mercado são a adoção de práticas sustentáveis e a resiliência diante de incertezas globais, sejam elas políticas, econômicas, sociais ou mesmo climáticas. Eixos entendidos como incontornáveis pelo Grupo Patrimar. "Já há alguns anos, procuramos promover iniciativas ESG, sempre avaliando o impacto de nossos processos e produtos, e buscando retribuir à sociedade com iniciativas como a Casa Sonhar Patrimar e a parceria com o Hospital da Baleia", indica Patrícia Veiga, acrescentando que, mais recentemente, o grupo entendeu que precisava ir além.

A Somattos utiliza metodologias como o Building Information Modeling (BIM), que permite integrar projetos, orçamento e cronograma em uma única plataforma(foto: Agência i7/Somattos/Divulgação)
A Somattos utiliza metodologias como o Building Information Modeling (BIM), que permite integrar projetos, orçamento e cronograma em uma única plataforma (foto: Agência i7/Somattos/Divulgação)
"Hoje, sou responsável pela Diretoria de Inovação e ESG, que busca pensar nessas questões de forma integrada. Entendemos que não existe sustentabilidade sem inovação e nem impacto ambiental que não gere, mesmo que indiretamente, impacto social. Por isso, nosso propósito é pensar nessas questões de forma estratégica para minimizar as incertezas para o nosso negócio e para maximizar os impactos positivos que geramos", informa.

Novas tecnologias, aliadas a boas práticas, seguem como tendências que deverão permanecer na próxima temporada.  "O ano de 2025 será de grandes expectativas e de muito planejamento estratégico para o Grupo Patrimar. Seguimos confiantes no potencial de crescimento sustentável, com investimentos direcionados à inovação, tecnologia e práticas ESG que fortalecem nossa posição no mercado", afirma Patrícia Veiga. Ela prossegue indicando que os desafios continuam sendo a adaptação ao cenário macroeconômico e à evolução das demandas dos clientes, além de manter nossa excelência operacional.

"No entanto, enxergamos esses desafios como oportunidades para consolidar nossa liderança e implementar soluções ainda mais criativas e eficientes. Em 2024, por exemplo, trouxemos dos Estados Unidos a experiência imersiva 5D, um projeto pioneiro no nosso país que elevou o conceito de interação dos nossos clientes com o projeto do empreendimento Icon", garante, fazendo menção ao lançamento, imobiliário na Barra da Tijuca, que vendeu todas suas unidades em apenas uma semana.

A parceria pioneira com  o Grupo Armani no Rio de Janeiro - a colaboração é o primeiro empreendimento imobiliário do designer italiano no Brasil -, é uma das apostas do grupo. Mas não só. "Para 2025, quanto aos lançamentos, estamos desenvolvendo projetos que refletem nosso compromisso com qualidade, inovação, sustentabilidade e a vontade de sempre ir além das expectativas. Teremos o lançamento do empreendimento em parceria com a Armani Casa, no segundo semestre. Um produto que estamos desenvolvendo a muitas mãos, em parceria com o time da Armani, para surpreender o mercado nacional e internacional. Em breve, divulgaremos novidades que certamente marcarão o setor", antecipa.

A expansão do land banking foi um dos grandes focos da Somattos Engenharia em 2024. "Para a Somattos, 2024 foi um ano de grande foco na expansão do land banking. Reforçamos nossa equipe de prospecção e adquirimos terrenos estratégicos que garantirão lançamentos excepcionais nos próximos anos. Nosso compromisso com os melhores endereços da cidade permanece inabalável, como demonstrado pelos três lançamentos de 2024: Aura, no Vila da Serra; Momento, no Santo Agostinho; e Casa Aleixo, em Lourdes", enumera Humberto Mattos.

"Com esse fortalecimento, nossas perspectivas para 2025 são ambiciosas e promissoras. Planejamos dobrar nosso volume de canteiros de obras, passando de três para seis, mantendo o mesmo padrão de excelência e comprometimento que sempre nos destacaram. Internamente, nos estruturamos para suportar esse crescimento operacional sem comprometer a qualidade dos nossos empreendimentos e o relacionamento com nossos clientes", revela, inteirando, ainda, que dois projetos especiais estão previstos para o próximo período com VGV (valor geral de vendas) estimado de R$ 310 milhões: um deles, em Nova Lima, no Vale do Sereno, e, o outro, em São Paulo, no bairro de Moema.

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