![(foto: Pádua de Carvalho/Encontro) (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)](https://i.revistaencontro.com.br/tkXWMsAKY5oyDlFXwS_zMcFZRyk=/675x/smart/imgsapp.revistaencontro.com.br/app/noticia_152466458717/2025/02/10/168852/mineiros-do-ano-eleicao-revista-encontro-2024-personalidades-ailton-krenak-aurelio-nogueira-cristiana-gutierrez-gabrielzinho-gustavo-chalfun-gustavo-pimenta-joao-marcelo-leonidas-o_1_58172.jpg)
- Aurélio Nogueira Alves, 43 anos
- Nascido em Carmo do Cajuru (MG)
- Casado com Adriana Nogueira Ferreira de Sá e pai de André, Débora e Mariana
- CEO da Lider Interiores; Três especializações na Fundação Dom Cabral, dentre elas no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros e Conselho de Administração; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; Formado em engenharia civil pela Escola de Engenharia Kennedy
Com sede em Carmo do Cajuru, no centro-oeste mineiro, a Lider conta com um parque industrial de 90 mil metros quadrados e presença nacional em lojas próprias e revendas. Prestes a completar 80 anos, a empresa projeta um crescimento de 20% em 2025 e aposta no fortalecimento de sua linha de móveis planejados, que já representa 18% do faturamento. "O segmento de planejados atende à demanda por personalização, oferecendo soluções completas para diferentes ambientes de casa, todos com o mesmo acabamento", explica Aurelio. "Isso resolve dores do cliente e dos profissionais que o atendem, pois eles lidam somente com uma empresa durante todo o processo."
> Leia mais: Conheça os outros mineiros que se destacaram em 2024
> Leia mais: Conheça os outros mineiros que se destacaram em 2024
Aurélio explica os pilares estratégicos da companhia: expansão de mercados, canais, fortalecimento da linha de móveis planejados e investimento em tecnologia e experiência do cliente. "Estamos investindo em treinamentos internos, ampliando nossa presença digital e buscando uma maior integração entre fábrica, lojas, revendedores e canais digitais", detalha.
Além disso, o design autoral se tornou uma das grandes apostas da marca e trouxe frescor para o novo momento da Lider. "A linha autoral nos permite criar produtos com identidade própria, que contam histórias e se conectam emocionalmente com nossos clientes", explica. Para o CEO, esse investimento vai além da estética. "É um motor de inovação. A Lider deixa de ser uma fabricante de móveis e passa a ser reconhecida como referência em design, elevando a percepção de marca. E ainda vamos além: apostamos no design autoral brasileiro, valorizando as nossas raízes."
Olhando para o futuro, o empresário destaca o papel do digital como suporte à experiência presencial, mas garante que as lojas físicas continuarão sendo o coração da experiência do cliente. "O digital complementa, atraindo e esclarecendo dúvidas, mas é no toque e no contato com o produto que a conexão acontece", diz ele. Neste contexto, a ideia do CEO é consolidar o digital como uma ferramenta importante de suporte, que oferece um atendimento personalizado, esclarece dúvidas iniciais, atrai e direciona o cliente para o ambiente físico. "Em 2025, vamos ampliar a atuação desse canal de atendimento e investir 30% a mais nas mídias e soluções digitais."
A governança é outro alicerce que deve seguir sustentando o crescimento da empresa, aliando os valores da família com a eficiência de uma gestão profissional estruturada. "Isso nos dá consistência e prepara a Lider para as próximas gerações", explica. "Tomamos todas as decisões com base em estratégias sólidas e na visão a longo prazo, nos preparando para os desafios dos próximos 80 anos. Como filho do fundador, meu compromisso sempre foi o de preservar o legado do meu pai e expandi-lo, juntamente com os meus irmãos, e agora também ao lado dos meus filhos e sobrinhos – a este compromisso, continuo sendo fiel. Espero deixar uma organização ainda mais sólida e preparada para os desafios das próximas gerações."
Diante das mudanças no mercado moveleiro, acentuadas pela pandemia e pela forma como as pessoas passaram a enxergar suas casas, o empresário acredita que o compromisso da Lider com qualidade e práticas sustentáveis garante sua relevância no mercado. "Durante a pandemia, o lar precisou ser multifuncional: atender às necessidades estéticas e às necessidades de conforto, acolhimento e bem-estar. O cenário atual é de um consumidor mais consciente e exigente por qualidade. Empresas que demonstrarem compromisso real com práticas sustentáveis terão preferência do consumidor e a Lider está bem posicionada neste lugar."
Para Aurelio, liderar a empresa significa ir além de produzir móveis. É ampliar a conexão com os clientes e entregar produtos que façam parte da vida das pessoas. "A Lider é mais que uma fabricante. Quero que seja reconhecida como uma marca referência em design, transformação e crescimento. Mais do que móveis, desejo que seja lembrada pelas histórias das famílias e dos lares brasileiros que ajudou a criar e a transformar. Somos parte das conquistas das famílias brasileiras. O sofá onde histórias são contadas ou a mesa que une pessoas. Isso é o que nos motiva: transformar ambientes e, por isso, transformar vidas."