- Gustavo Chalfun, 47 anos
- Nasceu em Lavras (MG)
- Casado, duas filhas
- Formado pela Faculdade de Direito de Varginha, pós-graduado em Direito Civil e mestre pela PUC-MG. Na OAB-MG, foi secretário-geral, presidente da Comissão de Exame de Ordem e da Primeira Câmara, além de presidente da 20ª subseção, em Varginha, entre 2007 e 2012. Ex-secretário-geral da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB. Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA-MG) no triênio 2022-2024. Presidente da OAB-MG no triênio 2025-2027
A chapa encabeçada por Gustavo Chalfun, "OAB no Caminho Certo", foi apoiada pelo presidente da Ordem em Minas no triênio 2022-2024, o advogado criminalista Sérgio Leonardo, eleito conselheiro federal. Pode-se dizer sem medo de errar, no entanto, que foi a bem avaliada trajetória à frente da Caixa que garantiu a enxurrada de votos. Das muitas realizações da CAAMG nos últimos três anos destaca-se o que Gustavo chama de ações "para trazer dignidade à advocacia", como o trabalho voltado às subseções, com a construção, compra ou reforma de 143 sedes no interior. Entre os projetos de inovação estão a implantação do aplicativo de telemedicina, que conecta os advogados mineiros com médicos do Hospital Israelita Albert Einstein; e o CAAlmamente, que possibilita a milhares de advogados atendimento psicológico online de segunda a sábado. Programas e auxílios ajudaram a aproximar a Ordem dos advogados, da realização de eventos festivos à vacinação gratuita, que atingiu quase 60 mil pessoas só com o imunizante tetravalente. "Para se ter ideia, quando chegamos aqui uma advogada recebia, a título de auxílio maternidade, menos de meio salário mínimo. Nós conseguimos entregar pelo menos um salário mínimo a essa mãe advogada que transitoriamente tem dificuldade no exercício do trabalho", conta. "Ficamos tão próximos dos anseios de nosso público que desenvolvemos várias outras iniciativas, como uma academia, a primeira do Brasil focada exclusivamente na atividade física de advogados e advogadas, sem cobrar nada dos usuários."
.
.
> Leia mais: Conheça os outros mineiros que se destacaram em 2024
Um dos marcos da última gestão, tanto da Caixa quanto da OAB, foi a inauguração do Edifício das Liberdades, no Barro Preto, próximo ao Fórum Lafayette e ao Fórum da Justiça do Trabalho de Belo Horizonte - TRT3. Os 13 andares reúnem a estrutura administrativa das duas instituições. "Foi o estabelecimento de uma nova era. O antigo imóvel, no Cruzeiro, já não comportava nossas demandas", diz Gustavo. Para os próximos três anos, ele projeta que a entidade continuará na dianteira da batalha pelas prerrogativas da advocacia; inovando com o uso de tecnologia da informação e inteligência artificial; e na salvaguarda dos honorários advocatícios. "Nós criaremos um sistema denominado OAB Think Tank, para discutir novas ideias", afirma. "Já a recém instalada Procuradoria Estadual de Defesa e Valorização dos Honorários da Advocacia, pioneira no país, será um importante elemento de assistência e intervenção em cada processo em que forem desrespeitadas as disposições do Código de Processo Civil, da Consolidação das Leis do Trabalho, da Tabela de Honorários da OAB-MG ou qualquer outra legislação pertinente."
. Casado com Giza Peloso Chalfun e pai de Isabelle, de 14 anos, e Alice, de 7, Gustavo mantém escritórios em Belo Horizonte, em Brasília e no sul de Minas, nas cidades de Varginha e Boa Esperança. Quando coloca de lado a gravata e os ternos bem cortados, procura viajar com a família, ler e assistir a filmes e séries em canais de streaming. Ao receber a reportagem de Encontro, em meados de dezembro, havia acabado de assistir aos últimos episódios de Black Doves, em que a atriz inglesa Keira Knightley interpreta uma espiã infiltrada como mulher de um influente político. Gustavo é um defensor da figura do advogado como indutor da paz social. "Nós somos muito mais do que instrumentos que levam o direito das pessoas ao judiciário e só alcançamos o nosso protagonismo se, de fato, exercermos a advocacia com a amplitude que ela precisa ser exercida." É a luta por esse protagonismo que promete guiar seus passos nos próximos três anos.
.