Estado de Minas VEÍCULOS

Em sua nova geração, o Peugeot 2008 é interessante opção em custo-benefício

A nova geração do SUV médio compacto da montadora francesa apresenta sensível evolução em todos os aspectos, principalmente no estilo mais robusto


postado em 26/03/2025 00:33

Nova geração do SUV médio compacto: modelo é equipado, em todas as versões, com o motor turbo 200, 1.0 litro de três cilindros, que gera 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol(foto: Divulgação)
Nova geração do SUV médio compacto: modelo é equipado, em todas as versões, com o motor turbo 200, 1.0 litro de três cilindros, que gera 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol (foto: Divulgação)
O modelo 2008 da Peugeot se destaca na gama de oferta da marca francesa, desde que foi lançado, lá se vão quase 10 anos. E agora, já era hora, a nova geração desse SUV médio compacto, sob o guarda-chuva da Stellantis, chegou ao mercado em agosto do ano passado apresentando estilo e design totalmente novos, além de inovações importantes. Nossa reportagem rodou 537 quilômetros com a versão GT (topo de linha) e concluiu que o novo 2008 da Peugeot honrou as qualidades do antecessor e realmente evoluiu.

No visual, as novidades começam pela nova "assinatura luminosa", caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED. Na lateral do Novo Peugeot 2008, o destaque fica por conta das rodas de liga-leve diamantadas de 17.

O carro é maior que a geração anterior, mas mantém dimensões adequadas para uso nos centros urbanos em termos de manobrabilidade. O porta-malas do 2008 com motor a combustão é de 419 litros. O volante é o Sport Drive, de menor diâmetro que o usual e base achatada. O revestimento é em couro e incorpora os comandos do sistema multimídia (fontes de áudio e telefone), bem como os controles de volume e voz.

Design interno: volante Sport Drive, de menor diâmetro que o usual e base achatada, chama a atenção e torna mais fácil e agradável a manobrabilidade(foto: Divulgação)
Design interno: volante Sport Drive, de menor diâmetro que o usual e base achatada, chama a atenção e torna mais fácil e agradável a manobrabilidade (foto: Divulgação)
Outro destaque é o painel de instrumentos de 10" em posição mais elevada com tela de comandos por toque de fácil alcance e na linha de visão do motorista. Logo abaixo, como um miniteclado de piano, está a "série de teclas de alternância, para acesso direto às principais funções do veículo". No centro do painel está o sistema de entretenimento i-Connect, que dispõe de uma tela touchscreen de 10,3 polegadas de alta definição, com respostas semelhantes às de um smartphone.

O sistema multimídia possui, ainda, seis alto falantes (quatro alto falantes + dois Tweeters) e quatro entradas USB, sendo 3 USB-C e 1 USB-A. Outra novidade que não podia faltar é o espelhamento sem fio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permite conexão com os recursos do smartphone sem o uso do cabo.

O acabamento interno prima pela qualidade. No novo 2008 ele recebe revestimento Carbon em todas as versões, enquanto o acabamento e o estilo dos bancos variam de acordo com a configuração, podendo mesclar tecido e couro, revestimento 100% em couro, ou Alcantara.

Painel de instrumentos de 10
Painel de instrumentos de 10": em posição mais elevada com tela de comandos por toque de fácil alcance e na linha de visão do motorista (foto: Divulgação)
Alguns elementos exclusivos na versão GT são os pedais esportivos e soleira Peugeot em alumínio, tapetes com bordado GT e costura verde em detalhes internos e painéis de porta. Há ainda o foco de luz com a marca Peugeot no solo ao abrir a porta dianteira; um detalhe que parece exótico, mas também tem seu lado de segurança, ao sair do veículo em locais escuros.

A lista de itens de série se iguala à de veículos que chamamos de completos. Um destaque é o Visio Park 360° (versões Allure e GT), sistema de assistência que integra câmeras dianteira e traseira que proporcionam uma visão geral do entorno do veículo. No modelo avaliado, o sistema carregamento de smartphone por indução mostrou-se instável e pouco eficiente.

Motor e consumo


O novo Peugeot 2008 é equipado, em todas as versões, com o motor turbo 200, 1.0 litro de três cilindros, que gera 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol (125 cv com gasolina), e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina.

O desempenho atende às expectativas para um carro desse perfil, sem grandes arroubos de potência, e se casa bem com o câmbio CVT de sete velocidades, que dispõe de três modos de funcionamento: automático, manual e sport.

Em nossas medições de consumo, após rodar mais de 500 quilômetros no trânsito urbano de Belo Horizonte, com poucas escapadas para as rodovias no entorno da cidade, o consumo médio obtido com gasolina, de acordo com o computador de bordo, foi de 8,8 km/litro.

Também no quesito segurança, o novo 2008 é completo. Entre os itens disponíveis para toda a gama estão, por exemplo, freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, programa eletrônico de estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, piloto automático e limitador de velocidade, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, Hill Assist e freio de mão com acionamento elétrico. Para completar, os veículos contam com quatro airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais, e seis airbags no caso das versões GT, adicionando dois de cortina.

Na versão GT, o pacote de série é mais amplo, incluindo alerta de ponto cego, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade e detector de fadiga, além de alerta e correção de permanência em faixa.

Como atrativos de venda do novo Peugeot 2008, a marca oferece "três anos de garantia com disponibilidade de veículo reserva, três revisões pelo preço de uma (R) e serviços de atendimento premium, assistência completa e gratuita 24 horas por dia, sete dias por semana, reboque gratuito, socorro mecânico, hospedagem, serviço de despachante, entre outros", informa o fabricante em seu material de imprensa no lançamento.

Versão elétrica


Antes de lançar a nova geração do 2008 com o motor turbo 1.0, a estreia do novo modelo no mercado brasileiro aconteceu há cerca de um ano, na versão eletrificada, no caso um BEV, 100% elétrico. Nessa modalidade, a potência sobe para 158 cv (torque de 260 Nm). A capacidade da bateria é de 54 kWh com autonomia máxima de 261 km PBEV (Inmetro).

Preços competitivos


Os preços de lançamento do 2008, em agosto de 2024, foram de R$ 119.990 para a versão Active, R$ 129.990 para a Allure e R$ 149.990 para a GT. Hoje estão mais altos. A versão GT, avaliada por nossa reportagem, estava sendo ofertada no showroom da concessionária Automax de Belo Horizonte por R$ 175.990. Mas pelo e-commerce, ou faturamento direto de fábrica, seu preço cai para R$ 156.990, informou o vendedor da concessionária.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação