Uma das técnicas de Medicina alternativa mais conhecidas para tratar problemas musculares e esqueléticos, sobretudo na coluna, é a quiropraxia. Este tipo de terapia é baseada em movimentos coordenados que, ao serem realizados no paciente, ajudam no "tratamento e na prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético", de acordo com o informações publicadas no site da Associação Brasileira de Quiropraxia.
Entretanto, esse tipo de massagem está sendo associada a um dano visual causado numa paciente dos Estados Unidos, conforme matéria publicada no site americano Medical News Today, especializado em notícias médicas. Trata-se de uma mulher de 59 anos, cujo nome não foi divulgado, que percebeu anomalias em sua visão logo após passar por uma sessão de quiropraxia. O caso, ainda de acordo com o site, foi estudado e publicado no periódico científico American Journal of Ophthalmology no mês de setembro deste ano.
O primeiro sintoma sentido pela paciente foi uma pequena mancha que apareceu repentinamente na visão. Já no dia seguinte sua capacidade de enxergar estava ainda mais afetada, o que a levou a procurar o oftalmologista Nicolas Belil, que a encaminhou para o Centro de Olhos Kellog, da Universidade de Michigan, nos EUA.
Na clínica, ela foi recebida pelo oftalmologista Yannis Paulus, que diagnosticou um sangramento nos vasos sanguíneos da retina da paciente – que é a camada de tecido localizada na parte de trás dos olhos, responsável por captar as imagens e enviar para o cérebro.
Os dois especialistas que lidaram com explicaram ao Medical News Today que, apesar de as chances serem baixas, é possível ocorrerem lesões nos olhos devido a movimentos como os realizados numa sessão de quiropraxia, sobretudo se forem de alta intensidade.
Eles alertam que sangramentos na retina podem causar, até mesmo, perda total da visão. Entretanto, a mulher que foi atendida no Centro de Olhos Kellog conseguiu recuperar as condições normais de visão em aproximadamente dois meses após o incidente, sem precisar de qualquer intervenção médica.
Cuidado
Danos à saúde provenientes de movimentos realizados em sessões de quiropraxia já motivaram um alerta da Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês). O site Medical News Today recorda que, em 2014, a entidade emitiu uma declaração advertindo os quiropraxistas para um problema chamado dissecção da artéria cervical, que pode causar derrame, e que foi associado a esse tipo de massagem.
A condição seria resultante da "manipulação forçada" dos ossos do pescoço, de acordo com o médico Yannis Paulus. "Se um coágulo se formar no local, ele pode, posteriormente, percorrer o corpo e bloquear um vaso sanguíneo no cérebro, causando um Acidente Vascular Cerebral [AVC]", alerta o oftalmologista em entrevista ao site especializado.
No artigo publicado no American Journal of Ophthalmology, o especialista destaca que há uma grande possibilidade de a quiropraxia causar danos nos olhos. Por isso, ele pede que as pessoas que utilizam esse tipo de tratamento alertem os quiropraxistas quanto aos perigos envolvidos na prática.