Um estudo encabeçado pela cientista Ruth Itzhaki, professora de Neurobiologia Molecular na Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriu que o vírus que provoca o herpes simples (da família Herpesviridae) pode ser responsável por pelo menos metade dos casos do Mal de Alzheimer – estimativas apontam 30 milhões de vítimas do problema cognitivo em todo o mundo.
A pesquisa foi baseada em dados populacionais acumulados ao longo de mais de 25 anos e sugere que o herpesvírus parece ser responsável pelo aumento no risco de surgimento da demência.
Ainda serão precisos ensaios clínicos para a comprovação do efeito e causa. Ainda assim, segundo Itzhaki afirma em artigo científico publicado no site americano The Conversation, a descobrta poderá favorecer a prevenção de milhares de casos de Alzheimer em todo o mundo, por meio do uso de vacinas ou de remédios antivirais.
"Os resultados surpreendentes incluem provas de que o risco de desenvolvimento de demência em idosos é substancialmente mais elevado nos indivíduos infectados pelo herpes, e que os tratamentos antivirais para tratar a condição provocam uma diminuição dramática no número de pessoas que sofrem de demência", diz a cientista britânica.
O vírus do herpes simples pode ser responsável por mais de 50% dos casos de Alzheimer, alerta Ruth Itzhaki.