Você também sofre com a pressão causada pela viagem de avião? É preciso tomar alguns cuidados durante o voo, especialmente para quem já sofre com algum problema de audição. Incômodo e zumbido nos ouvidos são comuns para muitos viajantes.
Segundo a fonoaudióloga Isabela Papera, da Telex Soluções Auditivas, durante o vôo, os velhos truques de bocejar, engolir saliva e mastigar chiclete ajudam bastante a "desentupir" o ouvido. Ela orienta a fazer esses movimentos para que a trompa de eustáquio se abra e feche, mantendo assim o equilíbrio da pressão do ar entre os dois lados da membrana do tímpano, aliviando o incômodo e um possível zumbido.
O mal estar ocorre principalmente em decorrência da diferença de altitude, já que a aeronave chega a alcançar 11 km quando está na chamada altitude de cruzeiro.
Abaixo, a especialista dá outras dicas para quem viaja de avião:
- Se estiver resfriado, com rinite ou congestão nasal, o entupimento dos ouvidos pode ser ainda maior. Aplique soro fisiológico no nariz durante a viagem para diminuir as secreções e o desconforto
- Quem tem problemas de audição deve escolher um assento na lateral do avião oposto ao seu "melhor ouvido". Por exemplo, se você ouve melhor com o ouvido direito, escolha um assento na janela da fileira esquerda; assim você pode escutar melhor as recomendações e serviços da companhia área
- Sempre que possível, escolha assentos longe dos motores, que ficam no final da aeronave, onde há mais ruído