Os pés costumam ser a parte do corpo que mais sofre com a rotina estressante da atualidade e os padrões de vida nada saudáveis. Com isso, muita gente acaba sentindo incômodo nos membros inferiores. Segundo o ortopedista Otávio Melo, alguns hábitos dos brasileiros contribuem para o aparecimento de dor nos pés. "Geralmente, as dores têm a ver com a postura incorreta, uso de calçados inadequados e, até mesmo, doenças que demoram a serem diagnosticadas", comenta o especialista.
O médico lembra que algumas pessoas deixam de procurar ajuda médica por acharem que conseguem "tratar" o problema nos membros inferires. "Infelizmente, para alguns, as dores nos pés podem ser consideradas 'normais'. Dessa maneira, procurar ajuda médica torna-se a última opção. Esse pensamento deve ser mudado. O ideal é procurar atendimento o quanto antes para avaliar a dor e receber o tratamento adequado", afirma o ortopedista.
Otávio Melo diz ainda que as dores crônicas podem surgir aos poucos. "Além disso, não existe faixa-etária ideal para procurar um ortopedista. Qualquer pessoa deve se consultar e fazer exames para saber se está tudo certo e evitar transtornos", completa o especialista.
Entre as principais causas de dores nos pés, destaque para o hábito de ficar muito tempo em pé, sedentarismo e doenças crônicas. Além disso, as dores também podem ser sintomas ou consequências de outros problemas, como a diabetes.