Em vídeo publicado no Instagram na última quinta, dia 7 de fevereiro, o cantor sertanejo Leonardo, de 55 anos, enquanto bebe cachaça, brinca com o amigo e também cantor Gusttavo Lima, de 29, que o está filmando com o celular: "Ô Gusttavo Lima, não filma 'meus pé' não, que 'tá tudo inchado' ", pede o músico goiano. Claro que Gusttavo não obedece e mostra as pernas e os pés inchados de Leonardo, que, ainda por cima, está usando a "polêmica" sandália da marca Crocs. "Olha 'os pé inchado' de cachaça", diz o cantor mineiro. "Aqui nois bebe mesmo. Tô tomando uma Talismã . Aqui o 'pau cai a foia' bonito", responde o intérprete de Talismã, Coração Bandido e Liguei Pra Dizer que Te Amo.
Apesar do tom de brincadeira entre os companheiros da música sertaneja, o vídeo publicado por Leonardo no Instagram, e que já conta com mais de 1,1 milhão de visualizações, chama a atenção para um problema muito comum: a retenção de líquidos. De acordo com informações disponíveis no portal do oncologista Drauzio Varella, esse é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele. "Possíveis causas são problemas renais, cardíacos ou hepáticos ou doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema.
Normalmente, as causas para o acúmulo de líquidos abaixo da pele, como nos pés de Leonardo, se referem a desequilíbrios tais como variações de pressão sanguínea regional; quantidade de proteínas no sangue; quantidade de sais disponíveis no corpo; ação da força da gravidade; e sedentarismo.
"Outras causas possíveis de retenção de líquidos são: problemas renais, cardíacos ou hepáticos; doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema; remédios, como alguns anti-hipertensivos, que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos; reações inflamatórias, como as que ocorrem em reações alérgicas, que alteram a capacidade dos vasos de manter-se competentes contra o extravasamento líquido", afirma o portal do Drauzio Varella.
A mistura de bebida alcoólica com alimentos riscos em gordura, sal e açúcar pode piorar ou criar o inchaço, devido ao processo inflamatório que esses ingredientes causam no corpo.
O tratamento varia de acordo com cada edema, sendo necessária a realização de exames para determinar a verdadeira origem do problema.
De qualquer forma, a sugestão do portal do oncologista é manter um estilo de vida saudável, com a prática regular de exercícios físicos, a redução no consumo de bebidas alcoólicas e a ingestão adequada de água – elemento que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo.
Confira, abaixo, o vídeo compartilhado por Leonardo no Instagram:
.