A publicação "Estimativa 2023 - Incidência de Câncer no Brasil", do Inca, mostra que o tumor maligno mais incidente no país é o de pele não melanoma, com 31,3% do total de casos. Esse câncer é mais comum especialmente em pessoas com mais de 40 anos, de pele clara e sensíveis à ação dos raios solares. Embora o alerta seja geral para todas as pessoas e em todas as estações, esse grupo precisa de ainda mais cuidados.
"Para as pessoas que estão em atividades de lazer, a reaplicação deve ser feita depois do mergulho ou em caso de suor intenso", diz Ana Nery, especialista em cosmetologia e gerente de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Farmax, empresa fabricante de protetores solares, entre outros produtos. "Para manter a pele protegida, o primeiro passo é adicionar o filtro solar à lista de cuidados com a pele, pois assim como a higienização e a tonificação da pele, ele também deve ser um hábito diário. Escolher o produto certo é importantíssimo para evitar problemas como espinhas, cravos e ressecamento".
A especialista reforça a importância de aplicar o protetor meia hora antes de sair decasa e reaplicá-lo a cada duas horas. Ainda segundo Ana Nery, também é conveniente evitar a exposição solar das 10h às 16h e usar chapéus, guarda-sol e óculos escuros.
A partir dessas observações, a especialista lembra que a exposição solar é essencial para a manutenção saudável da pele humana, desde que seja feita corretamente. "O banho de sol ajuda na absorção de vitamina D, auxiliando no fortalecimento da saúde óssea além de revigorar a imunização do corpo. Com o uso do protetor solar, é possível usufruir dos benefícios do sol com segurança, diminuir efeitos indesejados e evitar doenças graves", conclui Ana Nery.
.