Estado de Minas SAÚDE

BH retoma vacinação contra a covid para público prioritário

Pessoas acima de 12 anos de idade, e que fazem parte dos grupos especiais definidos pelo Ministério da Saúde, poderão receber o imunizante


postado em 18/12/2024 10:00 / atualizado em 18/12/2024 10:13

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu 21.150 doses da vacina contra a covid-19 do Instituto Serum. Com isso, a partir desta quarta-feira (18), todas as pessoas acima de 12 anos de idade e que fazem parte dos públicos prioritários (grupos especiais), definidos pelo Ministério da Saúde, poderão receber o imunizante. As aplicações serão realizadas nos 153 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços completos das unidades estão disponíveis on-line.

Esta é a primeira vez que o município recebe doses de imunizante contra a covid-19 deste fabricante. Por isso, para garantir segurança assistencial no momento da aplicação das novas doses, os profissionais da rede SUS-BH passaram por capacitação, com o aperfeiçoamento dos processos de vacinação. É importante destacar que as doses foram testadas, são seguras e protegem contra as formas mais graves da doença.

Com esse novo imunizante, também foi atualizado o esquema vacinal. Para tomar a vacina, as pessoas que fazem parte dos grupos elegíveis e que tenham mais de 12 anos de idade devem ter recebido a última dose há, pelo menos, seis meses. A lista completa dos públicos pode ser verificada no portal da Prefeitura. Há, ainda, orientações específicas para as pessoas de 60 anos ou mais, que devem se vacinar duas vezes ao ano (seguindo o intervalo de seis meses entre as aplicações), e para as gestantes, que devem tomar uma dose a cada gravidez. Agora, os imunizantes contra a covid-19 também fazem parte do calendário básico de vacinação dessas pessoas e serão aplicados independentemente de campanhas em andamento.

No momento da aplicação, são indispensáveis as apresentações do documento de identificação com foto, do cartão de vacina e do CPF. Além disso, aquele que for receber a dose não pode ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. É recomendável, ainda, que as pessoas imunocomprometidas apresentem medicamentos em uso, resultados de exames, receitas médicas ou relatórios/ declarações médicas. Já as puérperas devem apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Vacinação infantil


O público infantil, que contempla crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, continuará recebendo as doses da vacina monovalente contra a covid-19, da farmacêutica Moderna. Cabe destacar que os imunizantes contra a covid-19 já fazem parte do calendário básico de vacinação desse público.

A administração das doses está sendo feita em 18 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços podem ser verificados no portal da Prefeitura. A estratégia de concentrar as vacinas em menos unidades tem como objetivo evitar a perda de doses já que, após a abertura do frasco, o imunizante tem validade de 19 horas.

Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, documento de identificação com foto, certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação