Revista Encontro

EVENTO

Solenidade marca posse da nova diretoria e do novo conselho da Apeminas

Cerimônia marcou também os 19 anos da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais

Da redação
- Foto: Adriana Porto/Divulgação
Cerca de 200 convidados participaram da solenidade de posse da nova diretoria e dos conselhos fiscal e consultivo da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas). A cerimônia aconteceu na noite de quinta-feira (22 de setembro) no Renassaince Work Center, em Belo Horizonte, seguida de confraternização prestigiada pelos associados e representantes de diferentes órgãos do sistema de Justiça. A posse da nova diretoria marca as comemorações dos 19 anos da Apeminas. Reeleita para presidir a entidade por mais um biênio, a procuradora Célia Cunha Mello agradeceu a presença dos convidados e a confiança da classe em elegê-la para mais um mandato. A nova diretoria irá comandar a entidade até 30 de junho de 2024.

No discurso de abertura, Célia Cunha Mello ressaltou a importância da Advocacia Pública para a sociedade. "Não há segurança jurídica, defesa plena do patrimônio público, ampliação possível da arrecadação tributária e implementação de políticas públicas consistentes sem uma Advocacia Pública forte, pujante, próspera e independente. Essa é a nossa bandeira, que fiz questão de colocá-la aqui, ao lado das bandeiras do Brasil e de Minas Gerais. Somos brasileiros, somos mineiros, somos procuradores do Estado, somos associados da Apeminas e da Anape", disse a presidente.

- Foto: Adriana Porto/DivulgaçãoPara Célia, a analogia que mais se equipara à gestão de uma associação de classe é a corrida de revezamento, em que um colega entrega o bastão para que outro continue avançando.
"Especificamente em relação ao nosso primeiro mandato (2020/2022), divido, com cada diretor e conselheiro, os eventuais êxitos alcançados e dou boas-vindas aos novos colegas de jornada, empossados, diante da renovação parcial da nossa diretoria nesse segundo mandato", destacou. O procurador Paulo Valadares Versiani Caldeira Filho foi reeleito vice-presidente da entidade. "Juntos, eu e o colega Paulo Valadares, seguimos respaldados pelos diretores e conselheiros que acabaram de ser empossados nos respectivos cargos e que, agora, formam a equipe que, conosco, irá conduzir a nossa Apeminas até 2024".

Célia Cunha Mello encerrou o discurso convidando a todos para investirem na esperança, no sentido de "esperançar", "de ser capaz de buscar o que é viável para se fazer o inédito".

Além da presidente reeleita da Apeminas, Célia Cunha Mello, integraram a mesa de honra na solenidade o presidente da Anape, Vicente Braga; o advogado-geral de Minas Gerais, Sérgio Pessoa de Paula Castro; o desembargador Moacyr Lobato, representando o presidente do TJMG, José Arthur Filho; o promotor de Justiça Emmanuel Levenhagen, representando o procurador-geral do Ministério Público, Jarbas Soares Júnior; o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, André Prado Vasconcelos; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Gilberto Pinto Monteiro Diniz; o defensor público de Minas Gerais, Adhemar Della Torre Neto, representando a defensora pública-geral, Raquel Costa Dias; o secretário-geral do Estado de Minas Gerais, Marcel Dornas Beghini; o diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Hermes Vilchez Guerrero; e o procurador regional da União da 6ª Região, Bráulio Lisboa Lopes.
.