
Após lançar seu segundo protótipo, a equipe Fórmula Tesla da UFMG obteve o segundo lugar geral na categoria veículos elétricos da competição Fórmula SAE Brasil, realizada nos dias 1º e 2 de dezembro na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. O grupo conquistou troféus em seis categorias, competindo contra 20 equipes universitárias.
Esta foi a segunda vez que a equipe participou da Fórmula SAE Brasil. No ano passado, quando competiu com o protótipo Kayran, o time chegou em 10º lugar. Agora, com as melhorias feitas e a construção do modelo NK-218, a Fórmula Tesla emplacou, além do vice-campeonato geral, o segundo lugar nas categorias enduro e manufatura e a terceira posição nas disputas de aceleração, autocross, projeto e skid-pad.
"Nossa equipe foi muito elogiada tanto pelos juízes quanto por outros competidores durante esta edição da Fórmula SAE. Somos um time muito jovem e ficamos à frente de grupos que participam da competição há muito mais tempo", comenta o professor Braz de Jesus Cardoso Filho, um dos orientadores da equipe, em entrevista ao portal da UFMG. Ele lembra que, nesse tipo de disputa, existe a percepção de que a equipe com mais recursos sempre vence. "Dessa vez foi diferente, porque, mesmo com todas as restrições financeiras, o nosso desempenho foi excepcional", diz Braz.
Ainda conforme o orientador, o desempenho da equipe revelou que as alterações realizadas no novo protótipo foram bem-sucedidas e indicou aspectos que precisam ser melhorados e a estratégia a adotar no próximo ano, para que a equipe esteja pronta para alcançar o primeiro lugar.
Para quem não sabe, a equipe Fórmula Tesla da UFMG é composta de 36 estudantes dos cursos de engenharias Aeroespacial, Civil, de Controle e Automação, Elétrica, Mecânica e de Sistemas.
(com portal da UFMG)