Depois da Volskwagen com a Saveiro, agora, é a vez da Toyota fazer recall de veículos no Brasil. Na última quarta, dia 24 de janeiro, a montadora japonesa convocou os proprietários de 379.689 unidades dos modelos Corolla, Etios, Fielder, Hilux e SW4, fabricados entre 2004 e 2017, para substituição dos airbags.
Os problemas com o acessório de segurança produzido pela empresa japonesa Takata começaram em 2013, quando ocorreram vários acidentes de acionamento indevido e de estilhaços atirados pelos airbags, o que resultou na morte de 13 pessoas na época – foram 100 feridos. A partir de então, milhões de veículos com o produto da Takata em todo o mundo, de praticamente todas as montadoras, tiveram de passar por recall.
De acordo com a Toyota do Brasil, em comunicado enviado à imprensa, os "airbags mortais", como são chamados os acessórios de segurança da extinta empresa japonesa, caso sejam acionados, podem atirar fragmentos metálicos contra os ocupantes dos veículos. O problema está no sistema que deflagra o airbag e enche a bolsa de air.
Ainda segundo a montadora, a ação do calor intenso e das variações na temperatura e na umidade dentro do carro são fatores de risco para degradar o sistema deflagrador do airbag.
Abaixo, a lista de modelos e chassis que fazem parte do novo recall da Toyota. Proprietários devem procurar as concessionárias da marca a partir da próxima segunda, dia 28 de janeiro: