Um levantamento feito pelo dispositivo Engie com 45 mil automóveis no Brasil revela quais são os modelos que dão menos problemas. O aparelho bluetooth foi criado pela startup israelense Engie Motors e mede falhas mecânicas, elétricas e eletrônicas dos veículos. De acordo com a empresa, em comunicado enviado à imprensa, a amostragem foi feita com pelo menos 500 carros de cada modelo com mais de um ano de uso.
O resultado aponta que o Grand Siena, da Fiat, lidera o "ranking" de veículos com poucas falhas registradas. Em segundo, todos empatados, aparecem o Etios, da Toyota; o HR-V, da Honda; e o Gol e o Polo, da Volkswagen.
"Esses dados são esclarecedores para o motorista que vai comprar um seminovo. O motorista não tem o conhecimento técnico que um mecânico possui para fazer uma avaliação real do estado dos carros que estão à venda", comenta Eduardo Kan Golcman, gerente de marketing da Engie Motors no Brasil, no comunicado.
O levantamento do dispositivo foi feito por meio do acesso aos dados do veículo ao ser conectado à entrada OBD2 – sigla em inglês para "diagnóstico de bordo" –, verificando mais de 10 mil itens em tempo real.
Confira os 10 primeiros colocados no "ranking" do app Engie com as devidas porcentagens de falhas:
- Grand Siena (Fiat): 2%
- Etios (Toyota): 3%
- Gol (Volkswagen): 3%
- HR-V (Honda): 3%
- Polo (Volkswagen): 3%
- Voyage (Volkswagen): 4%
- Ranger (Ford): 5%
- Fox (Volkswagen): 5%
- City (Honda): 5%
- Onix (Chevrolet): 6%