A boa nova é que todos esses carros alcançaram, pelo Euro NCAP, a classificação máxima de segurança com cinco estrelas. Isso nos testes mais rigorosos do programa até agora, revela o instituto europeu de aferição veicular.
No supercompetitivo mercado europeu os fabricantes chineses querem demonstrar que seus carros são compatíveis com marcas tradicionais como Mercedes Benz, Volvo e BMW, entre outras.
Ao divulgar o resultado o Euro NCAP ressalta a boa segurança que os três carros oferecem, particularmente nas áreas de proteção contra acidentes de adultos e crianças. " E todos os três estão bem equipados com uma impressionante variedade de tecnologias de segurança, incluindo sistema de controle de faixa e de velocidade".
Nos modelos chineses avaliados tanto o BYD SEAL quanto o DOLPHIN estão equipados com o sistema, enquanto o XPENG P7 ainda não o possui. " Condições de tempestades fortes e inundações repentinas podem criar condições de condução particularmente perigosas na estrada e a possível situação aterrorizante de submersão do veículo", lembra o Euro NCAP.
Pensando nisso, a atualização da classificação do Euro NCAP em 2023 também inclui uma avaliação desse cenário, que consiste em dois testes: o primeiro avalia o desbloqueio automático das portas do carro uma vez debaixo d'água e outro analisa a duração em que as janelas elétricas permanecem funcionando após a submersão. Tanto os BYDs quanto o XPENG conquistaram alguns pontos nesta parte da avaliação.
Dos três chineses avaliados só o Dolphin e o Seal da BYD já estão no mercado brasileiro. O Ora, que também já chegou ao Brasil pelas mãos da GWM, foi avaliado em 2022 pela Euro NCAP, e também obteve cinco estrelas. Lembrando que na ocasião as novas e mais rigorosas regras de 2023 ainda não vigoravam.
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