A Stellantis assinou um acordo de parceria com a Ample, empresa de troca de baterias dos EUA, para usar a tecnologia nos veículos da marca, iniciando com a frota de carro compartilhado Free2move, do Novo Fiat 500e, de Madrid a partir do ano que vem.
A tecnologia de troca de baterias modulares da Ample poderá ser mais tarde utilizada em outros veículos Stellantis ou frotas, informaram as duas empresas. A Ample explicou que a bateria do carro pode ser trocada em cinco minutos por meio de um sistema robótico que remove a bateria sob o carro e a substitui por uma já carregada.
O sistema de troca de baterias foi proposto como solução para o conhecido nível de ansiedade e longas esperas nas estações de recarga e para reduzir a tensão sobre os custos nos horários em que o preço da energia está em seu pico.
Analistas da indústria e executivos consideram que o procedimento se tornará viável se as baterias ficarem mais padronizadas, o que a Ample diz ser a maior vantagem da empresa.
A Stellantis disse que a parceria com a Ample é parte de sua estratégia para explorar "todos os caminhos" da mobilidade elétrica, em sua meta de vender apenas veículos com emissão zero na Europa até 2030 e 50% de veículos elétricos nos Estados Unidos até lá.
A Ample tem hoje 12 estações instaladas na região da baía de São Francisco/Califórnia e quatro na região de Madrid/Espanha, com mais nove em construção.