Um motor elétrico se une a um motor flex a combustão movido a etanol, combustível renovável que reduz as emissões de CO%u2082, ou gasolina. Isso, nas palavras da marca, “significa mais eficiência e menor pegada ambiental”.
. O sistema mild-hybrid (híbrido leve), utilizado no Pulse e Fastback, permite que o motor elétrico atue em baixas velocidades, ideal para o trânsito urbano, melhorando a economia de combustível e proporcionando condução suave. Outro ponto positivo é que ele recupera energia durante as frenagens.
. Os dois modelos eletrificados, chegam, segundo fonte da fábrica, apenas nas versões Audace e Impetus, com o motor 1.0 turbo T200.
. Segundo as imagens divulgadas pela Stellantis em 2023 do sistema Bio-Hybrid na plataforma do Fiat Pulse, a bateria adicional de 12 V será instalada sob o banco do motorista. O posicionamento mais comum é no espaço do pneu estepe, mas como isso eliminaria o pneu sobressalente, ainda necessário no Brasil com suas ruas malcuidadas e esburacadas, a solução foi arranjar um lugar alternativo.
. A tecnologia adotada pela Stellantis nessa primeira fase de eletrificação é simples, com foco em reduzir as emissões e de fácil adaptação em sua gama atual. Esse sistema híbrido leve de 12 volts já é usado já é usado pela Fiat na Europa, no Panda e no 500, mas lá o motor a combustão que faz parte do conjunto é 1.0 Firefly aspirado e com câmbio manual.
. A isenção do IPVA para os híbridos da Fiat vendidos em Minas Gerais deverá ser outra vantagem competitiva para as novas versões do Pulse e Fastback. De acordo com a legislação atual, o governo de Minas Gerais, oferece 100% de isenção para veículos elétricos e híbridos fabricados no Estado. Por enquanto esses lançamentos Fiat serão os únicos a se beneficiarem desse incentivo.
. No restante do país a situação desse benefício, quando oferecido, é mais abrangente e não se restringe à produção no estado.
No Norte a maioria dos estados ainda não oferece benefícios fiscais para veículos elétricos ou híbridos.
No Centro-Oeste, o destaque é o Distrito Federal com 100% de isenção do IPVA para elétricos e híbridos, enquanto outros estados ainda não adotaram medidas incentivadoras.
. No Centro-Oeste, o destaque é o Distrito Federal com 100% de isenção do IPVA para elétricos e híbridos, enquanto outros estados ainda não adotaram medidas incentivadoras.
No Sul, o Paraná oferece isenção total para veículos elétricos e híbridos, enquanto Santa Catarina ainda não apresenta benefícios. Já o Rio Grande do Sul, há isenção de IPVA para modelos totalmente elétricos, mas os modelos híbridos não usufruem desse benefício, bem como motores movidos a gás natural.
. O Rio de Janeiro, por sua vez, estabelece abatimento do imposto para carros elétricos na alíquota de 0,5% e híbridos de 1,5%, assim como os veículos movidos a gás natural. Já para automóveis produzidos para funcionar movidos apenas a álcool, a alíquota é de 2%.
A chegada das versões híbridas do Pulse e Fastback criam também a expectativa de aumentar a participação desses modelos no mercado brasileiro. No caso do Pulse, sua posição no ranking de emplacamento, segundo a Fenabrave (associação dos revendedores), estava no 19º lugar no acumulado de 2024 até setembro último, com 28.640 unidades. Já o Fastback estava no 15º lugar com 35.600 unidades emplacadas.
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